Museu

Barcelos dispõe de um Museu e duas entidades com colecções visitáveis, cuja actividade se centra na recolha, investigação, documentação, divulgação e conservação de bens patrimoniais. Assume particular destaque o Museu de Olaria de Barcelos, referência nacional neste domínio.

 

Museu de Olaria

O Museu de Olaria ocupa o edifício da antiga “Casa dos Mendanhas Benevides Cyrne”, situado em pleno centro histórico de Barcelos, tendo sido adquirido pela Câmara Municipal em 1982. Foi criado em 1963 e abriu ao público em 1995. Credenciado, integra a Rede Portuguesa de Museus (Instituto dos Museus e da Conservação) desde o ano 2000.

O seu acervo, que conta actualmente com cerca de 9000 peças, é constituído essencialmente por colecções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada (de Norte a Sul) e estrangeira (países como Angola, Argélia, Brasil, Timor, Chile, Espanha e Cabo Verde). Tem como missão a aquisição, a investigação e a divulgação desse importante património olárico, bem como, a sua preservação.

A Gestão de Colecções e o Serviço Educativo e de Animação são as valências mais relevantes do Museu. O Serviço de Gestão de Colecções assegura a correcta salvaguarda do acervo, sendo responsável pela gestão, inventariação e estudo das peças museológicas. Ao Serviço Educativo e de Animação compete a programação, organização e acompanhamento das diferentes actividades organizadas pelo museu, no sentido de trabalhar e interagir com os vários públicos, assim como, estreitar a sua ligação com a comunidade local.

Contacto e Informação:

Rua Cónego Joaquim Gaiolas | Barcelos

Telefone: 253824741 | Fax: 253809661

E-mail: museuolaria@cm-barcelos.pt

www.museuolaria.pt

 

Museu Etnográfico de Chavão

Situado no Lugar da Aldeia, alberga uma vasta colecção de peças de cariz agrícola, nomeadamente alfaias agrícolas, peças decorativas e de uso doméstico, brinquedos e trajes. Esta colecção visitável resulta da recolha de peças na freguesia de Chavão e doações de outras freguesias do Concelho de Barcelos. Aberto ao público desde 2000, tem como principais funções a conservação e preservação do respectivo espólio, bem como dar a conhecer a riqueza patrimonial e etnográfica de Chavão.

Contacto e Informação:

Lugar da Aldeia – Chavão

4775-081 Chavão

Tel.: 252 954 200

 

Museu Regional e Etnográfico de Alvito S. Pedro

Como forma de preservar o património cultural a Junta de Freguesia, cria em 1990 uma colecção visitável com a designação de Museu Regional e Etnográfico de Alvito S. Pedro. Actualmente, a Junta de Freguesia e o Instituto Português da Juventude desenvolvem uma campanha de sensibilização e recolha de peças, muitas vezes subvalorizadas. Depois de recolhidos, estes artefactos são limpos, tratados, catalogados e inventariados. Cada peça apresenta uma ficha com a sua descrição, onde surge identificado o doador.

Rua Daniel Lopes Miranda

4750-085 Barcelos

Tel. 253 884 100

Fax: 253 844 101