Ambiente

AMBIENTE 

A correcta Gestão de resíduos é fundamental na preservação de recursos. As opções individuais e/ou colectivas são decisivas para que o sistema de gestão se revele eficiente e eficaz numa perspectiva de sustentabilidade económica e ambiental.
A diminuição dos resíduos produzidos é essencial, contudo, não é de descorar a sua reutilização e/ou encaminhamento para a reciclagem. Neste sentido, a utilização dos ecopontos afigura-se como primordial para se atingir este último objectivo.
A utilização dos SIG (Sistemas de Informação Geográfica) como metodologia no apoio à decisão é fundamental e cada vez mais importante no estudo e análise do território contribuindo para o seu melhor conhecimento. Deste modo, permitem uma melhor optimização de recursos contribuindo-se também, desta forma, para a melhoria da qualidade ambiental e qualidade de vida das populações.
O conhecimento da localização destas estruturas possibilita ao cidadão adoptar comportamentos adequados permitindo atingir sucesso na política de gestão de resíduos.
Este link disponibiliza informação sobre a rede de ecopontos do Município de Barcelos.