Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

A Mostra de Artesanato e Cerâmica, é o maior evento anual da arte popular realizado em Barcelos, onde se reúnem praticamente todos os artesãos e artes locais. Realiza-se no último fim-de-semana de Julho e termina no primeiro de Agosto, no Parque da cidade. É uma das mais antigas mostras de artesanato de Portugal e seguramente aquela que melhor espelha a autenticidade e riqueza da arte popular portuguesa.

Neste período, este espaço retrata toda a riqueza do trabalho manual em todo o seu esplendor, aqui poderá encontrar os mais importantes artesãos de cada sector do artesanato. Quando falamos em artesanato, os melhores mestres são de Barcelos e por isso este é o único palco anual onde se reúnem os mais afamados e conceituados artesãos deste concelho e país. Em termos de olaria e figurado, Barcelos é, sem dúvida, o concelho com a maior e melhor produção a este nível, não é por acaso que a cidade é conhecida como a “Capital do Artesanato”. No entanto, além da cerâmica, estão representadas neste certame as inúmeras artes e ofícios que sustentam este titulo, como são bom exemplo, a cestaria, os bordados, os bordados de crivo, as madeiras, o ferro e os seus derivados (cobre, estanho, latão, etc.), bem como o artesanato urbano.

Para além do artesanato, a mostra assume também um programa de animação baseado na riqueza cultural e etnográfica do concelho, valorizando assim todo o trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos e etnográficos na preservação dos costumes, trajes, canto e tradições locais. É um verdadeira festa minhota em pleno coração da cidade de Barcelos !

A gastronomia e os vinhos estão também presentes neste evento. Poderá aqui degustar as melhores iguarias do Minho, acompanhadas sempre pelo melhor vinho verde produzido no concelho que está representado no certame pelos produtores locais. Barcelos é um dos maiores produtores de vinho da região demarcada dos Vinhos Verdes.

É, portanto, através deste ambiente de arte, cultura e tradição, que Barcelos dá a conhecer a sua identidade e autenticidade, no artesanato, na gastronomia, na animação e no vinho verde.

É unanimemente conhecida como a mais autêntica Mostra de Artesanato de Portugal e como tal o momento alto da arte popular portuguesa.