Você está aqui: Entrada Serviços Turismo e Artesanato Notícias

Notícias

Projeto de Hotel-Museu apresentado no Salão Nobre

2017-06-21

Foi apresentado na sexta-feira, dia 16 de junho, no Salão Nobre da Câmara, o projeto para a criação de um hotel temático, na Adega Cooperativa de Barcelos, e, em simultâneo, decorreu o lançamento da revista “Vinho Verde”, numa sessão promovida pela Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Barcelos marca presença na Expocidades, em Vila Real

2017-06-14

Uma ampla representação das cidades portuguesas e galegas integradas no Eixo Atlântico, entre elas Barcelos, mostrarão o potencial do turismo de proximidade na quarta edição da “Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico, Expocidades” que se realiza em Vila Real, de 15 a 17 de junho.

Bacalhau, sopas e petiscos regressam às mesas dos restaurantes de Barcelos

2017-06-07

Os 7 Prazeres da Gastronomia estão de volta no mês de junho com dois fins de semana temáticos: Fim de Semana do Bacalhau e Fim de Semana dos Petiscos e das Sopas.

IV edição do Barcelos Cidade Medieval prolonga-se até domingo

2017-05-30

Barcelos recua à Idade Média com a IV edição de Barcelos Cidade Medieval, que se prolonga até domingo, dia 4 de junho. A recriação começa no Dia da Criança, 1 de junho, dia dedicado aos mais novos que irão embelezar o centro da cidade com um desfile, onde mais de mil alunos do concelho farão uma verdadeira viagem no tempo, e poderão ver e percorrer os espaços onde outrora estavam localizadas a judiaria, a gafaria e as ruas dos mercadores.

Barcelos Cidade Medieval este ano com uma aplicação para Android e IOS

2017-05-22

A IV edição de “Barcelos Cidade Medieval” está de volta ao centro histórico de Barcelos, de 1 a 4 de junho. Foi apresentado, hoje, em conferência de imprensa, o programa daquele que irá fazer parte certamente de um dos maiores eventos do ano.

Festa das Cruzes 2017 superou todas as expectativas

2017-05-10

Chegou ao fim a Festa das Cruzes 2017. Foram 15 dias de animação, mais de 60 iniciativas que fizeram da Primeira Grande Romaria do Minho o polo de atração turística de excelência da região.

Festa das Cruzes arrancou domingo

2017-04-28

A Festa das Cruzes 2017 arrancou no passado domingo, dia 23 de abril, com a inauguração dos arcos de romaria e com o espetáculo de Jorge Loureiro. Ao longo da semana, não faltaram motivos para os barcelenses e visitantes passarem pelo centro da cidade.

A Primeira Grande Romaria do Minho arranca domingo

2017-04-21

Mais eventos, mais dias, mais tradição, a primeira romaria do Minho espera bater recorde de visitantes. A Festa das Cruzes 2017, que decorre entre os dias 23 de abril e 7 de maio, arranca já este domingo. Mickael Carreira, Amor Electro e Anjos são alguns dos cabeças de cartaz da Festa das Cruzes 2017, mas pelo palco irão passar muitos nomes da música nacional.

Mostra do Folar da Páscoa está de regresso ao Posto de Turismo

2017-04-12

De 13 a 15 de abril, o Posto de Turismo recebe a mostra do Folar e Doces da Páscoa, e o Largo do Porta Nova será o palco do Feirão da Páscoa que conta com a presença de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo.

7 Aldeias de Barcelos candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

2017-03-22

Fragoso, Abade de Neiva, Panque, Monte de Fralães, Galegos de São Martinho, Oliveira e Manhente são as sete freguesias barcelenses que se candidataram às 7 Maravilhas de Portugal. Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “é um orgulho Barcelos estar representado neste concurso. Todas as freguesias do concelho poderiam ser candidatas às 7 Maravilhas de Portugal, pois são autênticas, detentoras de um património cultural e material vastíssimo, são genuínas e de uma beleza única.”

Terra do Galo lança nova Marca e Estratégia Turística

2017-03-09

Quem visitar a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2017 será recebido pelo Galo de Barcelos, uma imponente peça de artesanato de três metros de altura e de cores vibrantes que fará as “honras da casa” e promete não passar despercebida. Lá dentro, no stand turístico, a aposta é a mesma – cor, imponência, diferença e singularidade para marcar a diferença. Durante quatro dias, de 15 a 19 de março, a Terra do Galo está preparada para cativar os operadores turísticos e fazer de Barcelos Cidade Viva e Criativa um ponto de passagem obrigatória dos milhares de turistas que visitam o Norte de Portugal.

Multidão em Barcelos para celebrar Carnaval

2017-03-03

Milhares de pessoas rumaram, na passada terça-feira, ao centro histórico de Barcelos para assistir ao corso de um dos maiores carnavais populares do país. Mais de 1500 figurantes e dezenas de carros alegóricos invadiram a Avenida da Liberdade com muito humor, alegria e, como não podia deixar de ser, sátira quanto baste, numa iniciativa que envolve várias associações do concelho e a comunidade.

Milhares visitam Barcelos para saborear o Galo e as Papas de Sarrabulho

2017-03-03

A Semana Gastronómica do Galo engloba a confeção de dois pratos - o Galo e as tradicionais Papas de Sarrabulho - num verdadeiro dois em um da degustação regional.

Caminhos de Santiago dinamizam um novo Ciclo de Tertúlias

2017-02-08

O Caminho de Santiago e o concelho de Barcelos partilham uma mesma história. A peregrinação secular esteve desde sempre associada à terra do galo, que beneficia de uma posição geográfica privilegiada potenciada pela construção da ponte na primeira metade do século XIV.

Mais um ano a caminhar por Barcelos

2017-02-06

Em 2017, a Câmara Municipal de Barcelos volta a apresentar o programa “Caminhar para Conhecer Barcelos”, que inclui 10 iniciativas distribuídas ao longo do calendário anual, visando promover e potenciar o património natural e cultural do concelho, muitas vezes situado fora das rotas turísticas habituais.

Máscaras, baile e música, a magia do Carnaval barcelense

2017-02-01

Falta menos de um mês para a festa de Carnaval 2017. De 24 a 28 de fevereiro, o Município tem preparado um programa de comemoração que alude ao entrudo do norte do país. Por um lado, relembram-se outros tempos e as tradições típicas da época nos lugares minhotos e, por outro lado, traz-se o melhor da sátira popular às ruas da cidade.

Município de Barcelos promove 3ª edição do Fim de semana da Lampreia

2017-01-27

O "Fim de Semana da Lampreia" acontece de 17 a 19 de fevereiro e marca o arranque oficial do programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Barcelos que englobará a Semana Gastronómica do Galo, o Fim de Semana do Bacalhau, o Fim de Semana dos Petiscos Tradicionais, a XII edição do Concurso Galo Assado, o Fim de Semana do Pica no Chão e ainda o concurso de pastelaria, Barcelos Doce.

Luís Ferreira lança "O Peregrino" em Barcelos

2017-01-23

O Salão Nobre dos Paços do Concelho vai acolher a apresentação do livro "O Peregrino", de Luís Ferreira, no próximo dia 28 de janeiro, pelas 21h30. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos em parceria com a Capital Books, a "Bênção do Peregrino em Barcelos" e a Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos.

Bombeiros de Barcelinhos vencem concurso Barcelos Cidade Presépio

2017-01-11

A Corporação dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos é a grande vencedora do concurso Barcelos Cidade Presépio - Presépios de Rua, com um presépio de cariz tradicional construído em frente ao quartel dos Bombeiros, que transporta a mensagem originária do presépio para o contexto territorial.

Barcelos Cidade Presépio atrai milhares às ruas da cidade

2016-12-20

Está oficialmente aberta a época natalícia no Município de Barcelos e a alegria está espalhada por todas as ruas e esquinas da cidade. No passado fim de semana, um desfile de pais natal em duas rodas desceu sobre o centro histórico da cidade e um bolo rei gigante, de 40 metros, ocupou o Largo da Porta Nova. Já na primeira sexta feira do mês, o Presidente da Câmara inaugurou a mega iluminação de Natal e também as exposições temáticas patentes nos Paços do Concelho, Torre Medieval, Posto de Turismo e no Museu de Olaria, que podem ser apreciadas por todos até ao mês de janeiro.