Você está aqui: Entrada Serviços Turismo e Artesanato Notícias

Notícias

Secretária de Estado do Turismo presente na inauguração da obra POP GALO em Barcelos

2018-12-07

As luzes de Natal, em Barcelos, acenderam-se hoje num espetáculo único, caloroso e brilhante cujo protagonista foi o POP GALO, uma interpretação contemporânea pela artista Joana Vasconcelos de um dos maiores símbolos da cultura popular portuguesa, o Galo de Barcelos, e que se apresenta pela primeira vez na cidade cuja lenda lhe deu origem.

Exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”

2018-11-29

O Posto de Turismo e a Torre Medieval recebem a exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”, que mostra a riqueza do artesanato local, não só na produção de figurado de barro, mas também nos trabalhos em madeira e ferro, e a preponderância da temática do presépio no imaginário religioso local.

Barcelos Doce promove pastelaria tradicional de Natal

2018-11-27

A Câmara Municipal de Barcelos promove, nos dias 1 e 2 de dezembro, o concurso Barcelos Doce. Durante a manhã de sábado, no Posto de Turismo, doze pastelarias e padarias do concelho, que participam neste concurso, mostram a doçaria típica da época de Natal, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confecionados de acordo com as tradições gastronómicas da região.

Barcelos volta a promover Arroz Pica no Chão

2018-10-31

Depois do Concurso do Galo Assado, a Câmara Municipal de Barcelos vai promover, no fim de semana de 10 e 11 de novembro, outro dos pratos mais emblemáticos da gastronomia barcelense e minhota: O Arroz Pica no Chão.

Exposição coletiva de artesanato na Torre Medieval

2018-10-24

A Torre Medieval recebe sexta-feira, 26 de outubro, às 17h00, a exposição coletiva de Artesanato “Bestas, Diabos e Figuras Fantasmagóricas do Artesanato de Barcelos”.

Maria Eduarda Silva eleita Rainha das Vindimas 2018

2018-10-22

Foram onze as candidatas barcelenses que se apresentaram a concurso, no passado sábado, na Central de Camionagem de Barcelos, e que, representando uma Junta de Freguesia, uma União ou uma Associação do concelho, desfilaram na esperança de serem a escolhida a arrecadar o título de Rainha das Vindimas de Barcelos 2018.

Galo de Ouro domina concurso

2018-10-13

O concurso Galo Assado, que está a decorrer durante este fim de semana, já conhece os grandes vencedores. Foram atribuídos 11 galos de ouro e dois galos de prata aos 13 restaurantes que participam na edição deste ano, fruto da avaliação de um júri técnico composto pelos conceituados chefes Hernâni Ermida e José Vinagre e também por Carlos Barreiro, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, a mais antiga e conceituada Confraria gastronómica de Portugal.

Gala da Rainha das Vindimas na Central de Camionagem

2018-10-12

Valorização das tradições e a ruralidade e potenciar a informação cultural e a atratividade do concelho de Barcelos são os objetivos da 5.ª edição da Rainha das Vindimas de Barcelos, que se realiza no dia 20 de outubro, na Central de Camionagem, pelas 21h30.

Ponte das Tábuas passa a ser de uso pedonal

2018-10-01

O Município de Barcelos promove a travessia pedonal, em exclusivo, da Ponte das Tábuas, sobre o Rio Neiva, de forma a defender aquela importante construção da rede viária medieval e um dos mais significativos monumentos do Caminho Português a Santiago.

Em busca do Galo de Ouro!

2018-10-01

A XIII edição do Concurso Galo Assado está de volta à mesa dos restaurantes do concelho. Entre os dias 12 e 14 de outubro, a iniciativa do Município de Barcelos que convida a provar um dos pratos mais emblemáticos da tradição gastronómica do concelho, junta treze restaurantes que vão procurar conquistar o “Galo de Ouro”.

Município aposta em aplicação digital para promover património de Barcelos

2018-09-26

Com o objetivo de promover e dinamizar o património natural, cultural e artístico de Barcelos, a Câmara Municipal criou, através da aplicação digital Framie – Coleciona o Mundo, três rotas temáticas que permitem aos seus utilizadores descobrirem de forma ativa e divertida o melhor que o concelho tem para oferecer.

ExpoBarcelos regressa de 12 a 14 de outubro

2018-09-24

Realiza-se entre os dias 12 e 14 de outubro, no Estádio Cidade de Barcelos, a sétima edição da ExpoBarcelos – Exposição de Atividades Económicas, uma iniciativa que regressa depois do grande sucesso das edições anteriores. Este é um evento que visa dar a conhecer as potencialidades inúmeras do tecido económico e empresarial do concelho de Barcelos e dos concelhos vizinhos.

Barcelos comemora Dia Internacional do Turismo

2018-09-18

O Município de Barcelos volta a assinalar o Dia Internacional do Turismo com diversas atividades, no dia 27 de setembro

Varandas de António Novo vencem Concurso Barcelos Florido pelo segundo ano consecutivo

2018-08-17

As varandas de António Novo, no Largo da Igreja, em Barcelinhos, foram as vencedoras, pelo segundo ano consecutivo, do Concurso Barcelos Florido, promovido pela Câmara Municipal com o objetivo de embelezar o centro da cidade e a freguesia de Barcelinhos, com especial enfoque nas zonas históricas.

36ª edição da Mostra de Artesanato foi um sucesso e evidenciou Barcelos Cidade Criativa da UNESCO

2018-08-16

Chegou ao fim, com balanço positivo a 36.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica em Barcelos, que decorreu de 3 a 15 de agosto. Para o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, “esta 36.ª Mostra pretendeu evidenciar o respeito que a cidade tem pelos artesãos”, num ano em que o Município de Barcelos foi agraciado com o Prémio Nacional de Artesanato, poucos meses depois da consagração como Cidade Criativa da UNESCO.

Abílio Pereira distinguido com Prémio Carreira na Gala do Artesanato

2018-08-13

“Barcelos tem talento, tem querer, tem criatividade e o nosso dever é incentivá-los”, foram as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, a propósito dos artesãos, na Gala do Artesanato, que se realizou no passado sábado, no Parque da Cidade. Para o Presidente, “esta 36ª Mostra pretende evidenciar o respeito que a cidade tem pelos artesãos”, num ano em que o Município de Barcelos foi agraciado com o Prémio Nacional de Artesanato, poucos meses depois de figurarmos como Cidade Criativa da UNESCO.

Feira do Melão Casca de Carvalho cancelada

2018-08-07

A Feira do Melão Casca de Carvalho, agendada para os dias 11 e 12 de agosto, na Avenida da Liberdade, vai ser cancelada em virtude de mais de 70% dos expositores não terem produto suficiente para expor.

Primeiro fim de semana da Mostra Nacional de Artesanato com grande adesão

2018-08-07

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou na sexta-feira, dia 3 de agosto, a 36ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, este ano com selo de Cidade Criativa da UNESCO.

Mostra de Artesanato evidencia Barcelos como Cidade Criativa

2018-07-24

A 36.ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos vai realizar-se entre os dias 3 e 15 de agosto, no Parque da Cidade. O certame terá como pano de fundo a integração de Barcelos na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular, um reconhecimento internacional que vem abrilhantar, ainda mais, aquela que é uma das mais antigas mostras do país e a que melhor espelha a autenticidade e riqueza da arte popular.

Barcelos reforça aposta na Feira Internacional de Artesanato

2018-06-20

O Município de Barcelos, através do pelouro do Turismo e Artesanato, vai estar presente, pela décima terceira vez consecutiva, na maior feira de artesanato da Península Ibérica, a Feira Internacional de Artesanato – FIA, em Lisboa, de 23 de junho a 1 de julho de 2018.