Você está aqui: Entrada Serviços Turismo e Artesanato

Turismo e Artesanato

Os serviços de Turismo e Artesanato actuam na dinamização de um conjunto de actividades que visam afirmar Barcelos dentro e fora de portas. Neste domínio, estes serviços promovem, activamente, a imagem do concelho de Barcelos.

Para alcançar este desiderato são elaborados estudos internos periódicos tendo em vista determinar a amplitude e frequência de visitação por parte de turistas oriundos dos mais diversos locais, sejam portugueses ou estrangeiros.

Estes serviços elaboram e programam todo um conjunto de actividades estruturantes para o posicionamento do destino turístico “Barcelos”.

Este conjunto de objectivos locais está intrinsecamente ligado a objectivos de maior amplitude, devidamente consagrados no Plano Estratégico Nacional do Turismo que, alavancado numa estratégia de reorganização territorial das antigas regiões de Turismo, abrangem todo o território nacional.

Com a criação da entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Barcelos não deixou ficar para trás a oportunidade de orientar a sua estratégia de desenvolvimento alicerçada no Turismo e Artesanato. Por isso, os serviços de Turismo e Artesanato realizam as mais diversas actividades, com especial destaque para os eventos ligados à gastronomia, às tradições, ao artesanato e à promoção do audiovisual orientado para esta área do conhecimento.

Com olhos posto no futuro, este serviço, que se tem assumido como um ponto de contacto e de esclarecimento das mais diversas questões colocadas por munícipes e por turistas, tem vindo a desenvolver tarefas tendentes a reforçar Barcelos com mais e melhores equipamentos e infra-estruturas que permitam ao turista e aos agentes locais sentirem, verdadeiramente, todas as potencialidades deste nosso concelho.

Para quem vive em Barcelos, este serviço tem assumido o papel de receptor de um conjunto de iniciativas individuais e colectivas por parte da população e a quem nos visita tem oferecido todo um conjunto de experiências únicas para visitar, permanecer e recomendar Barcelos, através de um conjunto de actividades, tais como workshops, exposições ligadas à olaria e figurado, roteiros turísticos, fins-de-semana temáticos, visitas guiadas, entre outras iniciativas.