Período Crítico e Índice de Risco de Incêndio

O que é o Período Crítico no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios e o que é o Índice de Risco Temporal de Incêndio Florestal?

O Período Crítico é o período durante o qual vigoram medidas e acções especiais de prevenção contra incêndios florestais, por força de circunstâncias meteorológicas excepcionais, sendo definido por portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Geralmente ocorre durante o Verão, mas é definido todos os anos em função das circunstâncias meteorológicas.

O Período Crítico é publicado no Diário da República e pode ser solicitado junto do Gabinete de Técnico Florestal da Câmara Municipal de Barcelos.

O Índice de risco temporal de incêndio florestal é a expressão numérica que traduz o estado dos combustíveis florestais e da meteorologia, de modo a prever as condições de início e propagação de um incêndio. Este índice é calculado pelo Instituto de Meteorologia e é divulgado diariamente.
Fora do Período Crítico e sempre que se verifique o Índice de Risco Temporal de Incêndio de níveis Muito Elevado ou Máximo aplicam-se as mesmas medidas e acções especiais de prevenção contra incêndios florestais.

O Índice de Risco Temporal de Incêndio Florestal é divulgado diariamente na página de Internet do Instituto de Meteorologia, mas pode também ser solicitado junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Barcelos.

Consulte-o em www.meteo.pt