Você está aqui: Entrada Notícias Turismo e Artesanato

Turismo e Artesanato

Fim de semana dedicado aos noivos

2015-11-02

O Estádio Cidade de Barcelos foi, pelo quarto ano consecutivo, o palco escolhido para receber os milhares de “jovens casadoiros” que procuram ajuda e inspiração para o seu Dia de Sonho. A abertura oficial do “Barcelos Noivos 2015” está agendada para a tarde de sábado, dia 7, às 15horas.

Câmara Municipal promove fim de semana do arroz pica-no-chão

2015-10-27

A Câmara Municipal de Barcelos realiza, entre 6 e 8 de novembro, a sexta edição do Fim de Semana do Arroz Pica-no-Chão, retomando a promoção da gastronomia tradicional associada à figura do galo, inserida nos Sete Prazeres da Gastronomia.

Excelência e equilíbrio marcam décimo concurso do Galo Assado

2015-10-18

Dom Carlos (Galo Recheado No forno), Galliano (Galo à peregrino) e Pedra Furada (Galo recheado no forno à moda de Barcelos) foram os grandes vencedores da décima edição do concurso Galo Assado conquistando a categoria de Galo de Ouro, face à excelência das composições apresentadas a concurso.

Feira de Barcelos palco de atração turística e de desenvolvimento económico

2015-10-16

Realizou-se ontem, 15 de outubro, o Congresso “Os Mercados Tradicionais e o Desenvolvimento Rural na Eurorregião”, no Auditório dos Paços do Concelho.

ExpoBarcelos 2015 – 4ª Exposição de Atividades Económicas

2015-10-14

Realiza-se entre os dias 23 e 25 de outubro, no Estádio Cidade de Barcelos, a quarta edição da ExpoBarcelos 2015 – 4ª Exposição de Atividades Económicas, uma iniciativa que regressa depois do grande sucesso das edições anteriores. Este é um evento que visa dar a conhecer as potencialidades inúmeras do tecido económico e empresarial do concelho de Barcelos e dos concelhos vizinhos.

Galo Assado à mesa dos restaurantes de Barcelos

2015-10-13

O concurso do Galo Assado está de volta aos restaurantes de Barcelos, já no próximo fim de semana, de 16 a 18 de outubro, com o objetivo de promover e homenagear uma das mais conceituadas iguarias do Norte de Portugal, um prato que une o saber tradicional e a excelência dos produtos regionais ao simbolismo e história do Caminho de Santiago, através da associação ao incontornável episódio da Lenda do Galo.

Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião superou as expectativas

2015-10-12

A Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião, que decorreu ontem, 11 de outubro, no Campo da Feira de Barcelos, foi um sucesso. Apesar da chuva que se fez sentir ao longo do dia, muitos foram os barcelenses e forasteiros que aproveitaram para visitar esta Feira rica e diversificada. Aqui não faltaram os famosos enchidos, o pão quente, as compotas, os legumes, o figurado, os bordados, entre outros artigos que fizeram as delícias dos que a visitaram.

Congresso "Os Mercados Tradicionais e o desenvolvimento rural da Eurorregião"

2015-10-12

Os Mercados Tradicionais e o desenvolvimento rural da Eurorregião vão ser o mote de um Congresso a realizar quinta-feira, 15 de outubro, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos. Um evento que juntará especialistas, académicos e agentes do setor do turismo com o intuito de promover um debate alargado sobre estas temáticas, centrando-se especialmente no exemplo concreto da Feira de Barcelos.

Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião

2015-10-05

O território da Eurorregião tem uma base histórica e cultural comum que se reflete em diversos aspetos da vida quotidiana de cada uma das regiões. A “arte de feirar ou mercar” é comum ao Norte de Portugal e à Galiza e foi, ao longo dos tempos, a forma de promover trocas diretas e de desenvolvimento das localidades que tinham neste acontecimento de periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou mesmo anual o momento de afirmação regional. Estas feiras ou mercados foram e são, ainda hoje, um palco de trocas de experiências de natureza comercial, etnográfica e cultural entre estes povos.

Barcelos promove-se na Expocidades

2015-06-18

A Câmara Municipal de Barcelos marcará presença na IIIª Edição da Expocidades, a realizar-se de 19 a 21 de junho, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Câmara Municipal recebe Seminário Portugal – Colômbia: Mercado de Oportunidades – PROIDE

2015-06-16

No próximo dia 30 de junho, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana irá apresentar, em Barcelos, os resultados preliminares do projeto PRO_IDE – Promoção do Investimento Direto Estrangeiro Colombiano em Portugal.

Barcelos mostra o que de melhor tem em diversos pontos do país

2015-06-03

Barcelos estará presente em diversas atividades de promoção do artesanato em vários pontos do país. De 5 a 7 de de junho marca presença no Mosteiro de Tibães, em Braga. Em Setúbal estará presente na “Mostra de Artesanato e Produtos Regionais de Setúbal” e irá também promover o vinho verde em Oeiras.

VIII Fim de semana do Bacalhau

2015-06-01

São 35 os restaurantes do concelho que vão estar presentes na oitava edição do fim de semana do bacalhau, promovida pela Câmara Municipal de Barcelos.

Barcelos Cidade Medieval atraiu milhares de pessoas ao Centro Histórico

2015-06-01

O centro histórico encheu-se de gente e a dinamização foi contagiante. O Barcelos Cidade Medieval foi, mais uma vez, um grande sucesso que trouxe à cidade as rememorações e recriações das práticas mercantis da idade medieval. Foram muitas as pessoas que não perderam a oportunidade de viver outros tempos durante este fim de semana, de 28 a 31 de maio, usufruindo de todas atividades realizadas.

Barcelos Cidade Medieval arranca quinta-feira

2015-05-21

De 28 a 31 de maio, o centro histórico de Barcelos veste-se a rigor e recua à Idade Média, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Barcelos com a Associação Burgo Divertido, o Barcelos Cidade Medieval.

Barcelos regressa à Idade Média de 28 a 31 de maio

2015-05-11

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, marcou presença na apresentação do programa do evento “Barcelos Cidade Medieval”, que decorrerá de 28 a 31 de maio no centro histórico de Barcelos. Uma iniciativa conjunta do Município com a Associação Burgo Divertido que, pelo segundo ano, com esta dimensão, espera atrair à cidade milhares de visitantes. Este ano em que se celebram os 500 Anos da atribuição do Foral Manuelino, o casco antigo embeleza-se e recupera vivências de outras épocas, levando os visitantes a uma viagem no tempo redescobrindo a gafaria, a judiaria e as ruas de mercadores numa fiel recriação, que conta também com explicações históricas e visitas guiadas à Terra Condal.

“Barcelos Florido”, inscrições até 15 de abril

2015-04-07

A Câmara Municipal de Barcelos, através do Pelouro do Turismo, promove mais uma edição do concurso “Barcelos Florido”, uma atividade em que se pretende que a comunidade promova a atratividade da cidade e da freguesia de Barcelos. A participação é gratuita e a inscrição deverá ser efetuada até 15 de abril.

Mostra do Folar e doces de Páscoa promoveu excelência das pastelarias locais

2015-03-31

A Mostra do Folar e dos doces da Páscoa, promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, através do pelouro do Turismo, em parceria com as pastelarias do concelho, apresentou e deu a conhecer, na Sala Multimédia do Posto de Turismo, os doces confecionados pelas pastelarias locais.

Barcelos recebe voto de Louvor da Associação de Municípios Portugueses do Vinho

2015-03-31

Setúbal recebeu no passado dia 26 de março a Assembleia Intermunicipal da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A reunião decorreu no auditório do Mercado Municipal do Livramento e, dos assuntos que estiveram em cima da mesa, destaca-se o voto de louvor ao Município de Barcelos.

Artesãos de Barcelos enchem Biblioteca Municipal no Dia do Artesão

2015-03-20

O Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos esteve, ontem, completamente cheio para assinalar o Dia do artesão. Entre alunos e curiosos, estiveram presentes cerca de 50 artesãos barcelenses, numa Conferência subordinada ao tema “O Futuro das Produções Artesanais”, que contou ainda com a presença do Vereador do Pelouro do Turismo e Artesanato, Carlos Brito, e de responsáveis pela arte do artesanato.