Você está aqui: Entrada Notícias Turismo e Artesanato

Turismo e Artesanato

Barcelos presente na VAKANTIESALON em Antuérpia

2016-01-22

O Município de Barcelos, através do pelouro do Turismo e Artesanato, juntamente com 10 agentes do Trade local, encontra-se a participar na Feira de Turismo de Antuérpia, que decorre de 21 a 25 de janeiro na Bélgica.

Moradores da Fonte de Baixo vencem IV Concurso “Barcelos Cidade Presépio”

2016-01-12

Os Moradores da Fonte de Baixo foram os vencedores do IV Concurso “Barcelos Cidade Presépio”. A edição deste ano contou com a participação de 11 conjuntos de moradores, associações, instituições e artesãos que, com a representação do presépio tradicional, encheram as praças, largos e ruas da cidade, transportando o espírito de construção familiar para a rua, construindo o presépio de grandes dimensões.

Barcelos Cidade Presépio cimenta espírito natalício

2015-12-09

Visitar Barcelos na quadra natalícia é a escolha acertada para qualquer turista ou forasteiro. São os presépios de rua, promovidos pelas associações locais. São as exposições de presépios do figurado de Barcelos. São os workshops que convidam a modelar o barro em criações verdadeiramente artísticas, sob orientação dos grandes mestres barcelenses. São as luzes de Natal que transformam a cidade numa “aldeia” mágica e encantada.

7 prazeres da gastronomia encerram com os melhores Doces de Natal

2015-12-07

Barcelos é já um dos principais dinamizadores da gastronomia. E o Concurso Barcelos Doce, que se realizou este fim de semana, 5 e 6 de dezembro, atesta bem essa vontade. Estiveram a concurso 11 padarias e pastelarias produtoras de Bolo-Rei, Pão de ló e Tronco de Natal do território barcelense, num concurso que tem como objetivo dar conhecer o que de melhor se faz, nesta quadra natalícia, no concelho, e que já se realiza há seis anos.

Galo encanta INTUR

2015-12-01

O Município de Barcelos, através do pelouro de Turismo e Artesanato, inserido no stand do Porto e Norte de Portugal, participou na Feira de Turismo Intur que se realizou de 26 a 29 de novembro, na cidade de Valladolid, em Espanha. Esta foi mais uma ação do Município na promoção e divulgação do território e argumentos turísticos barcelenses no âmbito do mercado interno alargado.

A Magia do Natal invade Barcelos

2015-11-27

A época natalícia está aí e o Município de Barcelos, depois do sucesso do ano anterior, volta a promover “Barcelos Cidade Presépio”, que arranca com a inauguração das luzes de Natal que irão iluminar as ruas, avenidas e entradas da cidade.

Galliano vence concurso das Esplanadas

2015-11-18

O IV Concurso Esplanadas, que decorreu de julho a setembro, contou com mais de duas dezenas de espaços a concurso nos quais foram avaliados entre outros critérios, a qualidade, o dinamismo, o serviço, a comodidade, a decoração e a criatividade.

Pica-no-chão uma aposta consolidada

2015-11-11

O fim de semana do Pica-no-Chão encerrou o ciclo dedicado ao Galo de Barcelos, onde se reúnem dois prazeres gastronómicos de excelência: o Galo Assado e o Arroz Pica-no-chão, duas iguarias referência da gastronomia minhota, que tem em Barcelos o seu território de excelência.

Fim de semana dedicado aos noivos

2015-11-02

O Estádio Cidade de Barcelos foi, pelo quarto ano consecutivo, o palco escolhido para receber os milhares de “jovens casadoiros” que procuram ajuda e inspiração para o seu Dia de Sonho. A abertura oficial do “Barcelos Noivos 2015” está agendada para a tarde de sábado, dia 7, às 15horas.

Câmara Municipal promove fim de semana do arroz pica-no-chão

2015-10-27

A Câmara Municipal de Barcelos realiza, entre 6 e 8 de novembro, a sexta edição do Fim de Semana do Arroz Pica-no-Chão, retomando a promoção da gastronomia tradicional associada à figura do galo, inserida nos Sete Prazeres da Gastronomia.

Excelência e equilíbrio marcam décimo concurso do Galo Assado

2015-10-18

Dom Carlos (Galo Recheado No forno), Galliano (Galo à peregrino) e Pedra Furada (Galo recheado no forno à moda de Barcelos) foram os grandes vencedores da décima edição do concurso Galo Assado conquistando a categoria de Galo de Ouro, face à excelência das composições apresentadas a concurso.

Feira de Barcelos palco de atração turística e de desenvolvimento económico

2015-10-16

Realizou-se ontem, 15 de outubro, o Congresso “Os Mercados Tradicionais e o Desenvolvimento Rural na Eurorregião”, no Auditório dos Paços do Concelho.

ExpoBarcelos 2015 – 4ª Exposição de Atividades Económicas

2015-10-14

Realiza-se entre os dias 23 e 25 de outubro, no Estádio Cidade de Barcelos, a quarta edição da ExpoBarcelos 2015 – 4ª Exposição de Atividades Económicas, uma iniciativa que regressa depois do grande sucesso das edições anteriores. Este é um evento que visa dar a conhecer as potencialidades inúmeras do tecido económico e empresarial do concelho de Barcelos e dos concelhos vizinhos.

Galo Assado à mesa dos restaurantes de Barcelos

2015-10-13

O concurso do Galo Assado está de volta aos restaurantes de Barcelos, já no próximo fim de semana, de 16 a 18 de outubro, com o objetivo de promover e homenagear uma das mais conceituadas iguarias do Norte de Portugal, um prato que une o saber tradicional e a excelência dos produtos regionais ao simbolismo e história do Caminho de Santiago, através da associação ao incontornável episódio da Lenda do Galo.

Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião superou as expectativas

2015-10-12

A Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião, que decorreu ontem, 11 de outubro, no Campo da Feira de Barcelos, foi um sucesso. Apesar da chuva que se fez sentir ao longo do dia, muitos foram os barcelenses e forasteiros que aproveitaram para visitar esta Feira rica e diversificada. Aqui não faltaram os famosos enchidos, o pão quente, as compotas, os legumes, o figurado, os bordados, entre outros artigos que fizeram as delícias dos que a visitaram.

Congresso "Os Mercados Tradicionais e o desenvolvimento rural da Eurorregião"

2015-10-12

Os Mercados Tradicionais e o desenvolvimento rural da Eurorregião vão ser o mote de um Congresso a realizar quinta-feira, 15 de outubro, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos. Um evento que juntará especialistas, académicos e agentes do setor do turismo com o intuito de promover um debate alargado sobre estas temáticas, centrando-se especialmente no exemplo concreto da Feira de Barcelos.

Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião

2015-10-05

O território da Eurorregião tem uma base histórica e cultural comum que se reflete em diversos aspetos da vida quotidiana de cada uma das regiões. A “arte de feirar ou mercar” é comum ao Norte de Portugal e à Galiza e foi, ao longo dos tempos, a forma de promover trocas diretas e de desenvolvimento das localidades que tinham neste acontecimento de periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou mesmo anual o momento de afirmação regional. Estas feiras ou mercados foram e são, ainda hoje, um palco de trocas de experiências de natureza comercial, etnográfica e cultural entre estes povos.

Barcelos promove-se na Expocidades

2015-06-18

A Câmara Municipal de Barcelos marcará presença na IIIª Edição da Expocidades, a realizar-se de 19 a 21 de junho, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Câmara Municipal recebe Seminário Portugal – Colômbia: Mercado de Oportunidades – PROIDE

2015-06-16

No próximo dia 30 de junho, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana irá apresentar, em Barcelos, os resultados preliminares do projeto PRO_IDE – Promoção do Investimento Direto Estrangeiro Colombiano em Portugal.

Barcelos mostra o que de melhor tem em diversos pontos do país

2015-06-03

Barcelos estará presente em diversas atividades de promoção do artesanato em vários pontos do país. De 5 a 7 de de junho marca presença no Mosteiro de Tibães, em Braga. Em Setúbal estará presente na “Mostra de Artesanato e Produtos Regionais de Setúbal” e irá também promover o vinho verde em Oeiras.