Você está aqui: Entrada Notícias Turismo e Artesanato

Turismo e Artesanato

Ceia abre apetite para Barcelos Cidade Medieval

2016-05-19

Recriação de banquete medieval, com trajes e decoração a rigor, marca apresentação de Barcelos Cidade Medieval. Uma ceia que conta, até ao momentos, com mais de 120 inscrições e confirmações. O programa completo do evento será revelado durante a Ceia Medieval, no próximo dia 21 de maio, às 20h, no Largo do Apoio.

Rota dos Santuários e das Igrejas

2016-05-10

A Câmara Municipal, através do pelouro do Turismo, promove no dia 21 de maio, às 14h00 a Rota dos Santuários e Igrejas de Barcelos, uma iniciativa inserida na dinamização deste importante produto de turismo cultural - religioso.

Barcelos está presenta na publicação "Agenda das Feiras Medievais e Recriações Históricas 2016"

2016-04-07

A Turismo Porto e Norte apresentou a Agenda Anual das Feiras Medievais e Recriações Históricas 2016. A publicação, que conta com a Barcelos Cidade Medieval, que se realiza de 2 a 5 de junho, no Centro Histórico, tem como objetivo divulgar, de forma concertada, estes eventos que decorrem já em grande número por toda a região Norte do País.

Câmara Municipal promove doçaria do concelho

2016-03-22

A Mostra do Folar e doces da Páscoa, promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, através do pelouro do Turismo, em parceria com as pastelarias, padarias e confeitarias do concelho, vai realizar-se de 24 a 26 de março, no Posto de Turismo de Barcelos.

Concurso Barcelos Florido está de volta e promete perfumar as ruas da cidade

2016-03-09

Conhecida pelos seus jardins em flor, Barcelos ganha uma nova vida, de julho a setembro, com a iniciativa “Barcelos Florido”. Com este concurso, promovido pelo pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, pretende-se potenciar a atratividade turística dos centros históricos de Barcelos e de Barcelinhos, transformando todas as varandas, janelas, ruas e largos da cidade num enorme jardim.

Dia Nacional do Artesão junta 70 artesãos em Barcelos

2016-03-09

O Dia Nacional do Artesão é um dia muito especial para toda a comunidade barcelense, uma arte enraizada nos hábitos, tradições, e que marca o dia a dia deste concelho, não fosse Barcelos a capital do Artesanato. Para assinalar este dia, a Câmara Municipal de Barcelos, através do Pelouro do Turismo e Artesanato, irá promover a realização de uma Conferência, na Biblioteca Municipal, com início às 14h30.

Galo de Barcelos gigante recebe os milhares de visitantes na BTL

2016-03-01

“Barcelos, cidade viva, intensa e criativa” quer, este ano, ser muito mais do que um slogan identificativo. A Terra do Galo e a Capital do Artesanato vai participar mais uma vez na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com stand próprio, no âmbito do espaço do Porto e Norte de Portugal, com o intuito de promover a marca Barcelos no mercado emissor da grande Lisboa e chamar a atenção dos operadores para as particularidades e argumentos diferenciadores do território no âmbito da região Norte.

Semana Gastronómica dedicada ao Galo e às Papas de Sarrabulho

2016-03-01

O melhor da gastronomia barcelense vai estar nas mesas dos restaurantes do concelho com o Galo e as tradicionais Papas de Sarrabulho, uma iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos que se realiza nos fins de semana de 4 a 6 e 12 e 13 de março, em 35 restaurantes aderentes.

Fim de semana da Lampreia repete sucesso da 1º Edição

2016-02-29

A segunda edição do Fim de semana da Lampreia, que teve lugar no passado fim de semana, 20 e 21 de fevereiro, manteve o registo de sucesso da edição anterior, segundo os 17 restaurantes que participaram na iniciativa promovida pelo pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos. Foram centenas os aficionados desta iguaria que visitaram as unidades de restauração aderentes do concelho, durante o fim de semana, em busca das suas diversas interpretações.

Barcelos promove II Fim de Semana da Lampreia

2016-02-12

Este ano os fins de semana gastronómicos arrancam com a promoção da Lampreia, uma iniciativa que conta com a participação de 17 restaurantes do concelho que vão trazer esta iguaria à mesa.

Cancelamento do Desfile de Carnaval Popular 2016

2016-02-11

A Câmara Municipal de Barcelos vem por este meio comunicar que o desfile do Carnaval Popular 2016 foi cancelado por motivos de incompatibilidade de agendas e dada a natureza popular do evento. A Câmara Municipal lamenta o sucedido e informa que esta decisão foi tomada em mútuo acordo com todos os participantes.

Maior Carnaval Popular do país já mexe em Barcelos

2016-01-26

44 associações, 50 carros alegóricos e dois mil figurantes partem das freguesias e invadem, de 5 a 9 de fevereiro, o centro histórico de Barcelos.

Barcelos presente na VAKANTIESALON em Antuérpia

2016-01-22

O Município de Barcelos, através do pelouro do Turismo e Artesanato, juntamente com 10 agentes do Trade local, encontra-se a participar na Feira de Turismo de Antuérpia, que decorre de 21 a 25 de janeiro na Bélgica.

Moradores da Fonte de Baixo vencem IV Concurso “Barcelos Cidade Presépio”

2016-01-12

Os Moradores da Fonte de Baixo foram os vencedores do IV Concurso “Barcelos Cidade Presépio”. A edição deste ano contou com a participação de 11 conjuntos de moradores, associações, instituições e artesãos que, com a representação do presépio tradicional, encheram as praças, largos e ruas da cidade, transportando o espírito de construção familiar para a rua, construindo o presépio de grandes dimensões.

Barcelos Cidade Presépio cimenta espírito natalício

2015-12-09

Visitar Barcelos na quadra natalícia é a escolha acertada para qualquer turista ou forasteiro. São os presépios de rua, promovidos pelas associações locais. São as exposições de presépios do figurado de Barcelos. São os workshops que convidam a modelar o barro em criações verdadeiramente artísticas, sob orientação dos grandes mestres barcelenses. São as luzes de Natal que transformam a cidade numa “aldeia” mágica e encantada.

7 prazeres da gastronomia encerram com os melhores Doces de Natal

2015-12-07

Barcelos é já um dos principais dinamizadores da gastronomia. E o Concurso Barcelos Doce, que se realizou este fim de semana, 5 e 6 de dezembro, atesta bem essa vontade. Estiveram a concurso 11 padarias e pastelarias produtoras de Bolo-Rei, Pão de ló e Tronco de Natal do território barcelense, num concurso que tem como objetivo dar conhecer o que de melhor se faz, nesta quadra natalícia, no concelho, e que já se realiza há seis anos.

Galo encanta INTUR

2015-12-01

O Município de Barcelos, através do pelouro de Turismo e Artesanato, inserido no stand do Porto e Norte de Portugal, participou na Feira de Turismo Intur que se realizou de 26 a 29 de novembro, na cidade de Valladolid, em Espanha. Esta foi mais uma ação do Município na promoção e divulgação do território e argumentos turísticos barcelenses no âmbito do mercado interno alargado.

A Magia do Natal invade Barcelos

2015-11-27

A época natalícia está aí e o Município de Barcelos, depois do sucesso do ano anterior, volta a promover “Barcelos Cidade Presépio”, que arranca com a inauguração das luzes de Natal que irão iluminar as ruas, avenidas e entradas da cidade.

Galliano vence concurso das Esplanadas

2015-11-18

O IV Concurso Esplanadas, que decorreu de julho a setembro, contou com mais de duas dezenas de espaços a concurso nos quais foram avaliados entre outros critérios, a qualidade, o dinamismo, o serviço, a comodidade, a decoração e a criatividade.

Pica-no-chão uma aposta consolidada

2015-11-11

O fim de semana do Pica-no-Chão encerrou o ciclo dedicado ao Galo de Barcelos, onde se reúnem dois prazeres gastronómicos de excelência: o Galo Assado e o Arroz Pica-no-chão, duas iguarias referência da gastronomia minhota, que tem em Barcelos o seu território de excelência.