Você está aqui: Entrada Notícias Turismo e Artesanato

Turismo e Artesanato

Mostra do Folar e doces de Páscoa promoveu excelência das pastelarias locais

2015-03-31

A Mostra do Folar e dos doces da Páscoa, promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, através do pelouro do Turismo, em parceria com as pastelarias do concelho, apresentou e deu a conhecer, na Sala Multimédia do Posto de Turismo, os doces confecionados pelas pastelarias locais.

Barcelos recebe voto de Louvor da Associação de Municípios Portugueses do Vinho

2015-03-31

Setúbal recebeu no passado dia 26 de março a Assembleia Intermunicipal da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A reunião decorreu no auditório do Mercado Municipal do Livramento e, dos assuntos que estiveram em cima da mesa, destaca-se o voto de louvor ao Município de Barcelos.

Artesãos de Barcelos enchem Biblioteca Municipal no Dia do Artesão

2015-03-20

O Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos esteve, ontem, completamente cheio para assinalar o Dia do artesão. Entre alunos e curiosos, estiveram presentes cerca de 50 artesãos barcelenses, numa Conferência subordinada ao tema “O Futuro das Produções Artesanais”, que contou ainda com a presença do Vereador do Pelouro do Turismo e Artesanato, Carlos Brito, e de responsáveis pela arte do artesanato.

Capital do Artesanato lança as bases para a Certificação do Bordado do Crivo

2015-03-18

A arte de bordar e tecer é uma tradição enraizada no concelho de Barcelos e o Dia do Artesão é o mote para a apresentação das bases do caderno de especificações para iniciar o processo de certificação Bordado de Crivo da Carreira. Um Dia muito especial para toda a comunidade barcelense, não fosse Barcelos a Capital do Artesanato. Pela importância deste Dia, a Câmara Municipal de Barcelos realiza amanhã uma Conferência, na Biblioteca Municipal, subordinada ao tema “O Futuro das Produções Artesanais”, que contará com a presença do Vereador do Pelouro do Turismo e Artesanato, Carlos Brito, de Alfredo Pereira, de Cristiana Serejo e de Fernando Gaspar.

Câmara Municipal de Barcelos celebra Dia do Artesão

2015-03-13

A Câmara Municipal de Barcelos comemora o Dia do Artesão, no dia 19 de março, através do Pelouro do Turismo e Artesanato, com a realização de uma Conferência, na Biblioteca Municipal, subordinada ao futuro das Produções Artesanais, com início às 14h30.

Galo de Barcelos foi estrela na BTL

2015-03-04

A participação do Município de Barcelos na maior feira de turismo português foi um sucesso e o Galo de Barcelos foi a estrela principal, marcando presença e conseguindo levar Barcelos a todos os pavilhões da BTL. Do Norte ao Sul de Portugal, com passagem pelas Ilhas, do Brasil a Cuba, de Marrocos a Macau, em todos estes "destinos" a mascote do Galo de Barcelos “arrastou” e atraiu um mar de gente ao stand da região. Seguramente, o Galo de Barcelos foi o elemento presente na BTL mais solicitado para fotografias e, consequentemente, o mais partilhado nas redes sociais.

Semana Gastronómica dedicada ao Galo e às Papas de Sarrabulho

2015-03-02

O melhor da gastronomia barcelense vai estar nas mesas dos restaurantes locais com o Galo e as tradicionais Papas de Sarrabulho, uma iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos que se realiza nos fins de semana de 6 a 8 e 13 a 15 de março, em 29 restaurantes aderentes.

“Fim de Semana da Lampreia” foi um sucesso

2015-02-24

O primeiro “Fim de Semana da Lampreia”, promovido pelo Município de Barcelos, registou um nível de adesão acima do esperado, segundo os restaurantes participantes. As unidades de restauração consideram que esta atividade veio engrandecer o quadro gastronómico local e reconhecer o excelente trabalho que alguns restaurantes têm feito neste domínio da lampreia. Ao mesmo tempo, foi uma forma feliz de recuperar uma ligação histórico-cultural com este ciclóstomo, que está documentada desde 1515, aquando do Foral concedido por D. Manuel I.

Barcelos distinguido com Diploma de Mérito na Gala da Cidade Europeia do Vinho

2015-02-23

Decorreu no passado sábado, 21 de fevereiro, a "Gala Cidade Europeia do Vinho 2015", em Reguengos de Monsaraz, que marcou o arranque da programação desta cidade portuguesa que assume no presente ano o título de Cidade Europeia do Vinho, assumindo também o título de Cidade Portuguesa do Vinho 2015, que sucede a Barcelos.

Ovelha “Choné” vence desfile do Carnaval Popular

2015-02-20

A Composição da Associação de Pais da Escola do 1º Ciclo e JI de Carvalhal, com uma recriação irrepreensível do “mundo da ovelha Choné”, recriando cenas do mundo rural e do contexto desta famosa figura da banda desenhada venceu o desfile do Carnaval Popular de Barcelos.

Mais de 50 carros alegóricos animam as ruas da cidade no Carnaval Popular

2015-02-10

Popular, tradicional e engraçado, é este o intuito do carnaval popular de Barcelos, onde se dá largas à imaginação e se aposta na crítica social e política, com muito humor e criatividade, nos 50 carros alegóricos e mais de dois mil figurantes que percorrerão as principais ruas da cidade.

Fim de Semana da Lampreia nos dias 21 e 22 de fevereiro

2015-02-09

O fim de semana da Lampreia, nos dias 21 e 22 de fevereiro, arranca com o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, através do pelouro do Turismo, no âmbito da política de dinamização do produto “Gastronomia e Vinho”, que englobará a Semana Gastronómica do Galo, o Fim de Semana do Bacalhau, o Fim de Semana dos Petiscos Tradicionais, a X edição do Concurso Galo Assado, o Fim de Semana do Pica-no-Chão e termina em dezembro, com o concurso Barcelos Doce.

Câmara Municipal concede tolerância de ponto no dia de Carnaval

2015-01-20

A Câmara Municipal de Barcelos concede tolerância de ponto aos trabalhadores do Município no dia de Carnaval, a 17 de fevereiro.

Bombeiros de Barcelinhos, ACIB e Fonte Baixo ganham concurso “Barcelos, Cidade Presépio”

2015-01-13

Os presépios dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, dos Moradores da Fonte de Baixo e da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barcelos), foram os vencedores da terceira edição do concurso “Barcelos Cidade Presépio”, promovido pela Câmara Municipal de Barcelos.

Natal anima Barcelos

2014-12-23

A cidade de Barcelos deixou-se encantar pelo espírito de Natal. Iluminações e animação de rua, presépios de rua e exposições de artesanato com o tema do presépio, estão entre as muitas ações deste ano de Barcelos Cidade Presépio que têm despertado a adesão dos barcelenses

Concurso Barcelos Doce impulsiona oferta turística do concelho

2014-12-09

Os tradicionais doces de Natal da região estiveram em evidência no fim-de-semana de 6 e 7 de dezembro, com a quinta edição do concurso Barcelos Doce. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos pretende valorizar e fomentar o trabalho e a criatividade nesta área e criar a marca Barcelos Doce, dentro dos critérios de excelência e qualidade que os clientes procuram nestes produtos, concretamente em três dos doces mais confeccionados na altura do Natal: o Pão-de-ló, o Bolo Rei e o Tronco de Natal.

Barcelos encerra Cidade do Vinho 2014

2014-12-09

Barcelos encerrou oficialmente, no dia 6 de dezembro, a Cidade do Vinho 2014 com um balanço muito positivo de quase um ano de atividades dedicadas ao vinho, à vitivinicultura, ao enoturismo, à gastronomia e a todo um conjunto de tradições culturais ligadas ao vinho e à vinha.

Barcelos Cidade Presépio brilha com iluminações de Natal

2014-12-04

Com o natal à porta, a iniciativa “Barcelos Cidade Presépio” arranca já no dia 5 de dezembro, sexta feira, quando as luzes de natal inundarem a cidade. Pelo segundo ano consecutivo, e depois do sucesso do ano anterior, um programa preenchido de atividades vai animar a época festiva das crianças, da população e dos milhares de visitantes que todos os anos fazem do concelho um ponto “obrigatório” de passagem nesta altura do ano.

Intervenção na Torre Medieval dá a Barcelos prémio “Concelho Mais Acessível”

2014-12-03

O Município de Barcelos venceu o primeiro prémio “Concelho Mais Acessível”, na categoria Lazer / Património / Turismo, com a Torre Medieval. O prémio, criado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), foi anunciado hoje, 3 de dezembro, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa.

Gala encerra um ano de atividades de Barcelos Cidade do Vinho 2014

2014-12-02

Ao longo do ano de 2014, Barcelos foi Cidade do Vinho, uma distinção atribuída pela Associação dos Municípios do Vinho e que incluiu a realização de inúmeras atividades de promoção do vinho verde, da gastronomia e da cultura e turismo barcelenses.