Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Rúben Oliveira vence Concurso Energias Renováveis 2016

Rúben Oliveira vence Concurso Energias Renováveis 2016

Integrado nas diversas ações de sensibilização ambiental promovidas pelo Município de Barcelos, a segunda edição do Concurso Energias Renováveis, lançado no ano letivo 2014|2015, e direcionado a estabelecimentos de ensino (3º ciclo, secundário, superior, especial) e a todos os munícipes, premiou este ano Rúben Oliveira pela construção da máquina de produção de energia elétrica, através da biomassa. A cerimónia da entrega do prémio teve lugar hoje, nos Paços do Concelho, com a atribuição de 500 euros pelas mãos do Presidente da Câmara.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “este concurso tem como objetivo não só estimular o interesse da população do concelho para a temática, como também tirar partido do engenho e arte característica dos barcelenses”, com a elaboração de um trabalho que poderia ser uma maqueta, um brinquedo ou um outro qualquer objeto (drone/robot/etc.) que recorresse à utilização das energias renováveis.

Esta edição reuniu o interesse de quatro candidaturas: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave com o Mix Energético da Cidade do Futuro (coordenado por Rui Manuel da Silva Abreu); Rúben Paulo Ferreira Oliveira com a Máquina de Produção de Energia Elétrica; a Escola Secundária Alcaides de Faria com a Estação Solar para Carregamento de Dispositivos Móveis ( coordenado por Carlos Nuno Araújo Martins); e a Escola Secundária de Barcelos com o Carro Movido a Energia Solar Fotovoltaica ( coordenado por Sara Maria Carvalho Araújo).

Portugal está a percorrer, de forma sustentada, o caminho da incorporação de energia de fontes renováveis, no consumo final de energia, em linha com as metas ambientais estabelecidas para 2020 pela Comunidade Europeia. Este compromisso vai no sentido de satisfazer as necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras ou seja promover o desenvolvimento sustentável.

classificado em: