Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Recuperação do Edifício Panorâmico adiada por falta de quórum na reunião de câmara

Na reunião ordinária de executivo municipal, realizada em 22 de setembro, foi submetida à votação a proposta de Minuta do Acordo de Cooperação entre o Município de Barcelos, o Condomínio do Edifício Panorâmico – Lote 1 e a Jomag Investe Construções, S.A., com vista à recuperação do Edifício Panorâmico.

Porém, dada ausência de quórum, não foi possível obter a aprovação do referido acordo de cooperação, não obstante a importância que o mesmo reveste.
No momento da votação, apesar das explicações prestadas quanto ao teor do documento, nomeadamente de natureza jurídica, os vereadores Domingos Pereira e Elisa Braga consideraram-se ausentes da votação sem darem qualquer justificação plausível. Também os vereadores Félix Falcão e Manuel Marinho se consideraram ausentes, sustentando a sua posição no facto de terem tido intervenção anterior neste processo. Os vereadores Cristina Barbosa e António Ribeiro seguiram o mesmo sentido. Estando apenas presentes o Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, a Vice Presidente, Armandina Saleiro e o Vereador Domingos Araújo, não houve quórum para que fosse possível a votação do referido ponto, pelo que o mesmo não foi votado.
A não aprovação deste acordo impediu não só que o Município de Barcelos pudesse honrar os compromissos assumidos com o condomínio em junho de 2015, como também impediu a execução do processo de recuperação do edifício.
Por razões de natureza política a que os condóminos são alheios ficou adiada/comprometida a intervenção do Município no “Edifício Panorâmico - Lote 1”, no corrente mandato autárquico.

Informações adicionais:
A evacuação de todos os condóminos do “Edifício Panorâmico - Lote 1” foi feita em 11 de novembro de 2008; verificadas as questões de proteção e segurança, o edifício veio a ser reocupado no início de 2012.
A 9 de junho de 2015, a Assembleia Geral de condóminos do “Edifício Panorâmico - Lote 1” após apreciação e discussão, aprovou um acordo de cooperação a outorgar com a empresa “Jomag – João Miranda Magalhães, Lda” e o Município de Barcelos.
Nesse acordo de cooperação o Município de Barcelos assumia a responsabilidade pela elaboração do projeto de recuperação do edifício, bem como os custos inerentes à realização e fiscalização das obras.

classificado em: ,