Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Já estão operacionais as 22 camas que a Câmara de Barcelos doou ao Hospital

Já estão operacionais as 22 camas que a Câmara de Barcelos doou ao Hospital

As 22 camas que o Município de Barcelos doou ao Hospital Santa Maria Maior já estão operacionais, como verificou o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, numa visita àquela unidade hospitalar, dia 30 de julho, na qual foi acompanhado pelo Presidente da ARS-Norte, Pimenta Marinho, e pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital, Joaquim Barbosa.

Miguel Costa Gomes sublinhou que “o Município não podia estar alheio às necessidades do Hospital" e que o equipamento doado é “fundamental para o bem-estar dos doentes e dos profissionais”. “Estou feliz por a Câmara poder responder a esta necessidade, sendo que no futuro continuaremos a fazer os esforços possíveis”, acrescentou.

O Presidente da Câmara reafirmou, porém, a necessidade da construção de um novo hospital na cidade, anunciando que, no âmbito da comissão de luta criada por proposta da Câmara, já foi pedida uma audiência ao Ministro da Saúde.

Miguel Costa Gomes aproveitou para abordar a descentralização, que terá impacto a nível das Unidades de Saúde Familiar, considerando que este processo “poderá trazer vantagens”, porque, justifica, “quanto mais próxima das pessoas estiver a decisão, mas rápida esta será e melhor será a sua aplicação”.

Joaquim Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do Hospital, agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal, porque “passados três meses sobre a assinatura do protocolo, as camas estão já colocadas nos serviços. A isto chama-se eficácia, promessa cumprida”.

“Este protocolo permitiu substituir 22 camas que, neste momento, se encontram instaladas no piso 5. Numa dotação de 117 camas, e se retirarmos as 14 camas pediátricas, podemos dizer que foram substituídas cerca de 20% das camas hospitalares, o que é muito significativo”, acrescentou Joaquim Barbosa, realçando que esta renovação “permite melhorar o conforto dos doentes e também proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”.

Pimenta Marinho, Presidente da ARS-Norte, agradeceu o apoio que a Câmara Municipal tem dado ao Hospital de Barcelos e enalteceu, igualmente, o empenho do Conselho de Administração e dos profissionais da unidade.

O protocolo entre o Município e o Hospital foi celebrado a 26 de abril deste ano e contempla, ainda, a doação de oito macas hidráulicas, que deverão ser entregues em breve.

 

 

 

classificado em: