Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Hastear da Bandeira da União Europeia no Dia da Europa no Município de Barcelos

Hastear da Bandeira da União Europeia no Dia da Europa no Município de Barcelos

O Município de Barcelos, consciente da sua responsabilidade na promoção da cidadania e valores europeus, associou-se às comemorações do Dia da Europa que se assinalaram ontem, dia 9 de maio.

Para marcar esta data, o vereador da Câmara Municipal, José Beleza, hasteou a bandeira da Europa, no edifício dos Paços do Concelho.

O desafio foi lançado pela CIED Minho, na qualidade de Centro de Informação Europe Direct, sediado no Instituto Politécnico do Cávado e Ave(IPCA), em Barcelos.

O Centro de Informação Europe Direct (CIED) representa uma importante estrutura de aproximação dos cidadãos à União Europeia que atua ao nível da informação em geral e da orientação e assistência sobre os programas, legislação e políticas da União.

No ano em que se comemora o Ano Europeu do Património Europeu, o momento pretende chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Todos os anos, no Dia da Europa, no mês de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da Declaração Schuman, que este ano também será comemorado pelas delegações da União Europeia em todo o mundo com a realização de atividades e eventos durante todo o mês de maio.

As ideias que estão na base da União Europeia foram formuladas, pela primeira vez, a 9 de maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman.

Todos os anos, esta data é comemorada como um momento fundamental para a criação da União Europeia, pelo facto de se considerar que o que é hoje a União Europeia teve início com a proposta de Schuman - a chamada Declaração Schuman.