Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Câmara Municipal vai requalificar as Piscinas Municipais

Câmara Municipal vai requalificar as Piscinas Municipais

A Câmara Municipal de Barcelos vai proceder a obras de requalificação e beneficiação das Piscinas Municipais de Barcelos, com incidência nos sistemas hidráulico, mecânico, cobertura e envidraçados. Trata-se de uma intervenção necessária e importante que atuará ao nível do desgaste natural dos equipamentos mecânicos, decorridos que estão quase 17 anos sobre a abertura ao público das Piscinas.

No âmbito de inspeções regulares de manutenção efetuadas por técnicos no edifício das Piscinas Municipais, detetou-se a necessidade de renovar e introduzir melhorias ao nível da cobertura e dos equipamentos hidráulicos, mecânicos e da qualidade do ar interior das piscinas, que carecem de obras de requalificação e beneficiação.
As obras que se propõem executar incidem na substituição da cobertura do edifício, que será dotada de um reforço do isolamento térmico e que melhorará o comportamento térmico da envolvente exterior e eliminando pontos de infiltrações de água.
Estão ainda incluídas nestas obras o reforço estrutural dos vãos envidraçados, com substituição e/ou reparação de todos os equipamentos hidráulicos e mecânicos assim como de ventilação das Piscinas. A intervenção na área da ventilação, nomeadamente a substituição do sistema de desumidificação, vai permitir melhorar significativamente a qualidade do ar interior das Piscinas.
Serão, também, realizados trabalho de substituição das condutas de aspiração na nave da piscina, a substituição dos filtros de areia e a renovação do sistema de ventilação/climatização.
Para a execução efetiva das obras está previsto um prazo de 3 meses, embora ainda não esteja definido o dia do início dos trabalhos. A estimativa orçamental é de 486.000,00 euros, acrescido de IVA, para uma área de implantação de 2.900,00m2.
Dada a dimensão da intervenção a realizar, as Piscinas Municipais estarão encerradas ao público durante os trabalhos, uma vez que a sua realização é absolutamente incompatível com as atividades normais deste importante equipamento municipal.
Esta situação está prevista no Regulamento Geral do Complexo das Piscinas Municipais de Barcelos, publicado no Diário da República em 8 de agosto de 2016, pois que o número 3 do artigo 9.º prevê a possibilidade das mesmas serem encerradas “por motivos de obras de beneficiação ou manutenção”.
No âmbito desta intervenção, a Câmara Municipal salvaguarda todos os direitos dos utentes, bem como das entidades com quem firmou acordos de colaboração para a frequência das Piscinas.
Esta intervenção visa melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Município aos utilizadores das Piscinas, pelo que pede a compreensão e colaboração de todos na prossecução deste objetivo.

classificado em: