Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Barcelos Doce fecha em grande os “7 prazeres da gastronomia” 2016

Barcelos Doce fecha em grande os “7 prazeres da gastronomia” 2016

O Concurso Barcelos Doce realizou-se este fim de semana, 3 e 4 de dezembro, e colocou o concelho, mais uma vez, na rota da gastronomia regional. Estiveram a concurso 11 padarias e pastelarias produtoras de Bolo-Rei, Pão de Ló e Tronco de Natal do território barcelense, num concurso que tem como objetivo dar conhecer o que de melhor se faz, nesta quadra natalícia, no concelho, e que já se realiza há sete anos.

 

No sábado de manhã, o júri do concurso, composto pelo Chefe Cândido Mendes, o Chefe Feliciano Silva e pela empresária de restauração Natividade Lourenço, distinguiu a qualidade das composições a concurso, em especial no que concerne ao respeito pelo receituário tradicional do Pão de Ló e Bolo-Rei.
Quanto ao Tronco de Natal, registaram-se incursões mais criativas e diversas que atestam a criatividade dos pasteleiros locais.
O Barcelos Doce marca o culminar de um conjunto de eventos devotados aos 7 prazeres da gastronomia promovido pelo Município de Barcelos, que se inicia em fevereiro com a Lampreia, passa pela Semana Gastronómica do Galo e das Papas, pelos petiscos tradicionais, pelo Bacalhau, pelo Ciclo do Galo até à doçaria tradicional.

O programa de gastronomia, que se desenrola ao longo de todo o ano, posiciona o concelho como um dos principais dinamizadores dos produtos locais, nomeadamente do Vinho Verde, no Norte do país. Particularmente importante em 2016, ano que a região do Minho foi agraciada com a distinção da Região Europeia da Gastronomia.


O júri deliberou atribuir a seguinte lista de classificação por categorias:

Categoria Bolo-Rei:
1º Lugar – Padaria Pacheco
2º Lugar – Rosa Cintilante
3º Lugar – Chá e Nata

Categoria Pão de Ló:
1º Lugar – Pastelaria Lina
2º Lugar – Mercado do Pão
3º Lugar – Pacheco

Categoria Tronco de Natal:
1º Lugar – Rosa Cintilante
2º Lugar – Regresso
3º Lugar – Flor de Durrães

 

classificado em: