Você está aqui: Entrada Notícias Educação

Educação

Município de Barcelos cria Banco de Livros Escolares

2017-08-22

Depois do Governo ter assegurado o empréstimo de manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo que frequentem escolas públicas, a Câmara Municipal de Barcelos, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, vai implementar um Banco de Livros Escolares que, no ano letivo 2017/2018, vai permitir o empréstimo de manuais escolares aos alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.

Feira do Livro encerra com balanço muito positivo

2017-07-12

Chegou ao fim a 35ª edição da Feira do Livro de Barcelos. Mais de 90 editoras, livreiros, distribuidores e alfarrabistas, e cerca de 56 stands preencheram a Avenida da Liberdade, ao longo de dez dias.

Câmara Municipal é "Associated Partner"do AE Rosa Ramalho em Projeto Europeu

2017-06-30

O Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho está a desenvolver o projeto Erasmus+ KA2, com o título "Learning for Life", que se baseia na aprendizagem pela descoberta e múltiplas inteligências, apoiado pela Comissão Europeia e Agência Nacional Espanhola para o programa Erasmus +, sendo a Câmara Municipal sua "Associated Partner".

Feira do Livro de Barcelos está quase a começar

2017-06-21

Rodrigo Guedes de Carvalho, Luandino Vieira, Moita Flores e Nuno Higino são alguns dos escritores que marcam presença na 35ª Feira do Livro de Barcelos, que decorre entre 30 de junho e 9 de julho.

Município de Barcelos acolhe o Roteiro “Cidadania em Portugal”

2017-06-14

O Município de Barcelos aderiu ao Roteiro Cidadania em Portugal, uma iniciativa que decorre, no próximo dia 16 de junho, com duas sessões sobre Estratégias de territorialização de políticas públicas ao nível das temáticas “Igualdade e combate da Violência Doméstica”. A primeira tem lugar às 09h30, na Escola EB1/JI Ferreiros, e a segunda, às 15h30, na EB 2/3 Gonçalo Nunes.

Agrupamento de Escolas do Vale do Tamel premiado pela COTEC

2017-06-13

O projeto All Aboard, uma plataforma de ensino de programação e robótica desenvolvida pelo professor Carlos Sousa e pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Vale do Tamel foi o grande vencedor do prémio engenharia, “Portugal, País de Excelência em Engenharia” promovido pela COTEC em parceria com o governo português.

Orçamento Participativo Escolar distribui 100 mil euros a projetos inovadores

2017-05-31

O Orçamento Participativo Escolar é de 100 mil euros e até 26 de junho ficaremos a conhecer todos os projetos inovadores vencedores apresentados pelos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Barcelos. Serão atribuídos aproximadamente 10 euros por aluno, do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário e/ou ensino profissional. Para Miguel Costa Gomes, este é um instrumento fundamental e será um exercício “importante de cidadania na medida em que estimula os jovens a poderem ser agentes ativos na sua vida, a verem o resultado direto das suas decisões e a contribuírem para o desenvolvimento da sua comunidade”.

Barcelos prolonga o Dia Mundial da Criança

2017-05-30

Histórias de Reis e Rainhas, dança, cinema, teatro, jogos tradicionais ou aprender a fazer o pão são algumas das atividades que a Câmara Municipal de Barcelos promove, nos dias 1 e 2 de junho, para celebrar o Dia Mundial da Criança. São dois dias de brincadeira com iniciativas para todos os gostos e quem manda são os mais novos.

12º Concurso de Saltos Internacional, em Areias de Vilar

2017-05-15

O Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, acolhe durante os próximos dias 19 a 21 de maio, o 12º Concurso de Saltos Internacional, em Areias de Vilar.

Seminário LET’S TAKE A DIP - “Um mergulho na área do Design de Produto”

2017-05-10

Nos dias 17 e 18 de maio vai realizar-se a 2ª edição do “LET’S TAKE A DIP 2017 – Um mergulho na área do Design de Produto”, na Escola Superior de Design do IPCA.

Participação cívica e democrática na EU em debate no Salão Nobre

2017-05-05

Decorreu ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Fórum aberto à comunidade “Como podem as políticas europeias de crescimento inteligente desenvolver as comunidades locais?”, no âmbito do terceiro encontro do Projeto “City to city for building our Europe”, que está a decorrer em Barcelos até ao final da manhã de hoje.

"Sala de Aula do Futuro" junta especialistas da área da educação em Seminário Nacional

2017-04-24

Repensar a escola, o papel do aluno e dos professores. A aposta em novas tecnologias e em novas metodologias de trabalho. Refletir sobre o atual modelo de educação que tem vindo a dar sinais claros de que atingiu o ponto de saturação são alguns dos objetivos do Seminário Nacional – “Sala de Aula do Futuro: perspetivas, desenhos e outras tentações”, que se realiza no próximo dia 28 de abril, no Teatro Gil Vicente.

Responsáveis autárquicos e diretores de escolas, italianos, polacos e portugueses, juntam-se para combater o abandono escolar através da arte

2017-04-21

Responsáveis autárquicos e diretores de escola vindos de Reggio di Calabria, Itália, e de Chorkówka, Polónia, estão de visita a Barcelos, no âmbito do projeto “A School for tomorrow’s Europe: Dropout Prevention, Intervention, and Retrieval through Art Education”do programa ERASMUS +.

Projeto “Tecer a Prevenção” pretende acabar com as lacunas existentes nas comissões de proteção de crianças

2017-04-11

Foi apresentado ontem, dia 10 de abril, em conferência de imprensa, o projeto “Tecer a Prevenção” da autoria da Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens ao qual a Comissão de Proteção Crianças e Jovens de Barcelos aderiu e pretende implementar em conjunto com o Município de Barcelos e com a colaboração e orientação do Professor Doutor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho, com o objetivo de formar a comunidade/parceiros para estarem atentos aos sinais de “perigo”.

Oitenta auxiliares de ação educativa recebem formação sobre alimentação e interação comportamental em ambiente escolar

2017-04-07

O auditório da Câmara Municipal de Barcelos recebeu, ao longo do dia de ontem, dia 5 de abril, uma formação destinada a tarefeiras, auxiliares de ação educativa, empregadas de refeitório e cozinheiras, subordinada ao tema “Alimentação e Interação comportamental em ambiente escolar”.

Crianças decidem e escolhem o que melhorar na comunidade onde estão inseridas

2017-04-05

Os adultos fizeram o guião, mas são as crianças que vão decidir e escolher o que deve ser intervencionado, alterado e melhorado na comunidade onde estão inseridas. “Se eu fosse Presidente” e “Saber comer é saber viver!” são os dois concursos, criados no âmbito do Projeto + Cidadania, que o Quadrilátero Urbano vai promover junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aprender a dialogar, a articular ideias, a saber fazer escolhas, viver experiências e retirar delas significado são as competências que se pretendem estimular com esta iniciativa.

Férias da Páscoa recheadas de atividades

2017-03-30

Durante a interrupção letiva das Férias da Páscoa, o Município de Barcelos vai promover múltiplas atividades lúdicas para o tempo livre dos mais novos, entre a Casa da Juventude, a Galeria de Arte, o Museu de Olaria, a Biblioteca Municipal e o Pavilhão Municipal.

Projeto “Canecas” promove a Inclusão social

2017-03-24

O Projeto "Canecas”, do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, foi hoje apresentado na EB 2, 3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro. A apresentação começou com a atuação musical da aluna Laura Oliveira, que recentemente ficou apurada para a final do programa televisivo “Got Talent” e com alunos do 9º ano que cantaram o Hino da escola. Os discursos ficaram marcados pelas palavras "inclusão", "artesanato" e "Caminhos de Santiago".

Aplicações para Android e iOS disponíveis na Plataforma Mais Cidadania

2017-03-23

Foram apresentadas hoje, 23 de março, as novas funcionalidades da Plataforma Mais Cidadania, no Centro Escolar de Arcozelo, pelo Professor Carlos Moreira, o responsável da Lusoinfo que as promoveu.

Câmara Municipal oferece mais de dois mil livros às Bibliotecas Escolares

2017-03-22

A Semana da Leitura de Barcelos arranca com a entrega de mais de dois mil livros às Bibliotecas Escolares concelhias, pela Câmara Municipal, numa cerimónia a decorrer na Escola Rosa Ramalho, na segunda-feira, dia 27, pelas 10h30, com a presença da Vice-Presidente, Dr.ª Armandina Saleiro. Um programa criado para tornar estes sete dias em dias de leitura obrigatória, onde será impossível “fugir” do Livro ou das palavras. Encontro com escritores, sessões de teatro, leituras em família, oficinas de escrita e sessão poética animada pelas ruas da cidade são algumas das atividades previstas para os dias 27 a 31 de março.