Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em destaque Eixo Atlântico vai debater a Agenda Urbana num congresso em Braga

Eixo Atlântico vai debater a Agenda Urbana num congresso em Braga

A Agenda Urbana do Eixo Atlântico será debatida num Congresso, nos próximos 8 e 9 de junho no Teatro Circo de Braga, onde será apresentada a primeira agenda urbana transfronteiriça europeia.

Já está aberto o prazo de inscrições para assistir a este congresso, que contará com cinco workshops coordenados por peritos da Agenda Urbana, onde serão abordadas as cinco grandes áreas do esquema operativo do documento:

• Sistema urbano organizado: o novo território
  • A cidade competitiva: crescimento e emprego
  • A cidade ecológica: o desafio da sustentabilidade
  • A cidade integradora e participativa: a nova sociedade
  • Municípios eficientes: a nova administração

A agenda urbana constitui um processo inovador de planificação estratégica para a próxima década, com um duplo e estimulante desafio: elaborar uma agenda estratégica contando com os interesses de 38 cidades de dimensão e posicionamento muito diferentes que, ao mesmo tempo, pertencem a dois Estados europeus.

Durante os meses de novembro e dezembro de 2016, o Eixo Atlântico disponibilizou ao público o documento para receber as contribuições que todos e todas quiséssemos fazer. O resultado foi magnífico e enriquecedor para o documento que agora se apresenta.

Este congresso pretende ser um fórum onde os agentes políticos, sociais, económicos e culturais da Euro-região Galiza-Norte de Portugal conheçam em primeira mão o documento estratégico e possam contribuir com comentários e ideias que melhorem a agenda urbana.

O programa do Congresso e o formulário de inscrição já está disponível na página web do Eixo Atlântico.