Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

Sessões de esclarecimento para as candidaturas ao Plano de Desenvolvimento RURAL 2020

2016-07-29

Nos dias 20, 26 e 27 do mês de julho, decorreram, no concelho de Barcelos, sessões informativas, acerca das possibilidades de candidaturas de pequenos projetos de produção e/ou transformação Agrícola, a fundos comunitários, no âmbito do Plano de Desenvolvimento RURAL 2020 (PDR 2020).

Barcelos recebe Folclore de todo o mundo

2016-07-20

O Festival de Folclore Rio, promovido pelo Grupo Folclórico de Barcelinhos, volta a maravilhar Barcelos pelo 36.º ano consecutivo, de 21 de julho a 4 de agosto.

34.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica, de 29 de julho a 15 de agosto, no Parque da Cidade

2016-07-14

A 34.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos decorre no Parque da Cidade, entre o dia 29 de julho e 15 de agosto. Mais de uma centena de artesãos, 80 dos quais de Barcelos, estão representados neste certame que conta com cerca de 120 stands espalhados pelas várias áreas do recinto do Parque. Este certame, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.

34.ª edição da Feira do Livro encerra com balanço positivo

2016-07-12

A 34.ª edição da Feira do Livro de Barcelos, que decorreu entre os dias 1 e 10 de julho, conseguiu, mais uma vez, trazer à cidade não só um grande número de visitantes, quer nos stands de livros, quer nas diversas atividades que decorreram em simultâneo, mas também editores e livreiros.

Tapeçaria contemporânea de Sónia Aniceto exposta na Biblioteca Municipal

2016-07-07

A Sala de Exposições da Biblioteca Municipal recebe a exposição “Entre-Tecidos”, de Sónia Aniceto, que inaugura no próximo dia 9 de julho, às 18h30. Além da inauguração, será apresentado por Ana Teresa Peixinho (FLUP) o livro homónimo com poemas de Paulo Pego, uma publicação patrocinada pelo município, às 17h00, no Largo da Porta Nova, no âmbito da 34ª edição da Feira do Livro.

Santuário rupestre descoberto em Barcelos

2016-07-07

O Município de Barcelos, através do Gabinete de Arqueologia e Património Histórico e Cultural, identificou, nos últimos meses, um conjunto de rochas com gravuras pré-históricas no Monte de São Gonçalo.

Programação de julho do Teatro Gil Vicente

2016-07-05

O programa cultural do mês de julho do Teatro Gil Vicente traz a palco música, cinema, teatro e um documentário.

34ª Edição da Feira do Livro de Barcelos já abriu

2016-07-04

Uma panóplia de escritores, propostas culturais e literárias, animação, concertos e atividades infanto-juvenis marcam presença na Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova, de 1 a 10 de julho.

34ª Feira do Livro de Barcelos comemora os 100 anos de nascimento de Vergílio Ferreira

2016-06-21

O mês de julho principia com a abertura da 34 edição da Feira do Livro de Barcelos. Uma panóplia de escritores, propostas culturais e literárias, animação, concertos e atividades infanto-juvenis marcarão presença na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Campo 5 de Outubro de 1 a 10 de julho.

Programação do Teatro Gil Vicente no mês de junho

2016-06-06

O Teatro das Beiras vem a Barcelos no dia 8, pelas 21h30, para apresentar a peça “O Clube dos Pessimistas”, encenada por Gil Salgueiro Nave. Um clube bizarro, extravagante, em que a ideia de olhar o mundo através do pensamento 'quanto pior, melhor' se propaga e altamente influenciado pela presença das novas tecnologias. Personagens estranhos num mundo estranho e simultaneamente tão próximo e real, sustentam uma metafórica dissertação sobre o estado civilizacional do tempo que nos é dado a viver. A entrada custa 2 euros. O teatro só regressa ao palco mais perto do final do mês, no dia 19, com o espetáculo “Boneca Abandonada”, apresentado e encenado pelo grupo de teatro amador, Pioneiros da Ucha. A entrada é gratuita e o início está marcado para as 16h00.

Mundo do folclore reúne-se em Barcelinhos

2016-06-02

O Festival Internacional de Folclore do Rio realiza-se anualmente no verão, num palco extraordinário sobre a margem esquerda do Cávado, cores e culturas de vários países do mundo se reúnem, numa festa harmoniosa de trajes e danças.

Há vida em mARTE: Um planeta de artes na escola

2016-05-19

Dezenas de artistas e oradores de todo o país reúnem-se em Barcelos, entre 20 e 28 de maio, para a 8ª edição do mARTE – Mostra de Artes Visuais. Celebrar a diferença é o leimotiv desta edição que se intitula “Life On Mars”, em homenagem ao recentemente falecido David Bowie. A iniciativa é organizada pela Escola Secundária Alcaides de Faria em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, o IPCA, e outras entidades locais.

Câmara Municipal comemora Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus

2016-05-10

A Câmara Municipal de Barcelos, através do Museu de Olaria, associa-se uma vez mais às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, e de forma a assinalar esta data irão realizar-se um conjunto diversificado de atividades para todas as idades, que inclui um ciclo especial de teatro, atividades práticas, visitas guiadas às exposições patentes no museu e muito mais.

Gonçalo M. Tavares fala dos seus livros em Barcelos

2016-05-10

A Câmara Municipal de Barcelos, através da Biblioteca Municipal, promove dois encontros com o escritor Gonçalo M. Tavares na próxima terça-feira, dia 17 de maio, no Auditório da Biblioteca para falar dos seus livros, partilhar histórias, pontos de vista e impressões sobre os seus livros. As sessões serão moderadas pelo jornalista Alberto Serra.

António Mota participa em sessões com alunos de Barcelos

2016-05-10

António Mota, com mais de cinco dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, desloca-se a Barcelos na próxima segunda-feira, dia 16 de maio, para várias sessões com os alunos dos estabelecimentos de ensino concelhio.

Música portuguesa e holocausto em destaque na programação de maio do Teatro Gil Vicente

2016-05-06

A projeção de “O Filho de Saúl”, de László Nemes, pela ZOOM – Associação Cultural, marca o arranque da programação do mês de maio no Teatro Gil Vicente. O premiado filme húngaro retrata a vida de um membro dos sonderkommando – grupo de judeus designados pelos nazis para cremar e enterrar os corpos dos prisioneiros – no campo de Auschwitz, durante a II Guerra Mundial. O memorável filme de Alain Resnais sobre o holocausto, “Memória e Nevoeiro”, abrirá esta sessão, a decorrer no dia 5 de maio, às 21h30.

Um século de design da Festa de Cruzes

2016-04-29

Mais de uma centena de cartazes, programas e folhetos da Festa das Cruzes estarão expostos na galeria da Biblioteca Municipal de Barcelos, de 29 de abril a 31 de maio. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e, aos sábados, das 9h30 às 12h30. A entrada é gratuita.

Arranca sexta-feira a primeira Grande Romaria do Minho

2016-04-19

Maio, mês das flores, dos aromas e romarias, traz todos os anos a Barcelos milhares de visitantes para viverem a primeira grande romaria do Minho. A Festa das Cruzes é um marco incontornável da cidade e por entre danças, cantares, luzes e animação faz vibrar o coração dos barcelenses que anseiam todo o ano pela chegada de tão afamada festa.

Eduardo Gageiro expõe na Sala Gótica

2016-04-15

O fotógrafo português Eduardo Gageiro apresenta no dia 16 de abril, pelas 17h30, a exposição fotográfica "Liberdade" na Sala Gótica dos Paços de Concelho onde constam 30 imagens captadas da sua objetiva desde o dia 25 de Abril de 1974 ao dia 1 de maio. Em simultâneo acontece uma conferência- debate com vários convidados.

«Memórias do Desporto Barcelense» na Casa do Vinho

2016-04-14

A exposição «Memórias do Desporto Barcelense» está patente na Casa do Vinho, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumento e Sítios.