Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

Caminhada assinala seis meses de funcionamento do Albergue

2010-09-10

Realiza-se no próximo sábado, dia 16, uma caminhada para assinalar os seis meses de actividade do Albergue de peregrinos de Santiago, situado em Tamel S. Pedro Fins, uma estrutura municipal que abriu no dia 18 de Abril deste ano.

Vestígios romanos originaram intervenção arqueológica em Negreiros

2010-09-10

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal orientou uma intervenção arqueológica entre os dias 6 e 17 de Setembro, no sítio da Barroca (Lugar de Aldeia Nova, em Negreiros), local onde foram descobertos, já em 2008, vestígios de cronologia romana, quando se procedia à terraplanagem de uma bouça. Nessa altura foram encontrada cerâmica doméstica, telha em grande quantidade e fragmentos de grandes vasos de armazenamento.

Mais de dois mil peregrinos de Santiago já dormiram no albergue de Tamel S. Fins

2010-09-10

Em cerca de cinco meses e meio dormiram no albergue de Tamel S. Fins mais de dois mil peregrinos de Santiago. Inaugurado no dia 18 de Abril, o Albergue Municipal registou 2.089 dormidas e 860 carimbos de caminhantes, até 30 de Setembro passado.

Recital de canto e piano no Salão Nobre da Câmara Municipal

2010-09-10

Prossegue no próximo sábado, dia 9, às 21h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o programa musical organizado pelo Pelouro da Cultura para o mês de Outubro, com um recital de canto e piano com Maria João Matos (soprano) e Serghei Covalenco (piano), ambos professores no Conservatório de Música de Barcelos.

Música do Conservatório encheu Salão Nobre da Câmara Municipal

2010-09-10

O Salão Nobre da Câmara Municipal encheu na noite da passada sexta-feira, dia 1 de Outubro, para assistir a um grande concerto realizado pelo Conservatório de Música de Barcelos, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal. O público aplaudiu os vários professores de música do Conservatório que interpretaram trechos musicais de diversas épocas e autores, como Franz Schubert e Astor Piazzolla, J. S. Bach e Leonard Bernstein.

Festival de Teatro de Barcelos arranca esta semana

2010-09-10

O XXIII Festival de Teatro Popular de Barcelos, uma iniciativa de A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos que conta com o apoio da Câmara Municipal, arranca no próximo sábado, dia 9, às 21h30, com dois espectáculos em duas salas distintas e à mesma hora.

Concertos de encerramento dos Cursos de Música da Casa de Fralães

2010-09-10

Um recital e a audição final dos alunos marcaram o encerramento da 12.ª edição do Curso de Música da Casa de Fralães, em Monte Fralães, Barcelos. O recital decorreu na passada sexta-feira, dia 27, no Auditório da Câmara Municipal, e contou com os violinistas André Pereira e Tomás Costa.

Músico barcelense venceu o IV Concorso Internazionale per Oboé Giuseppe Ferlendis

2010-09-10

O músico barcelense Samuel Bastos obteve, por unanimidade, o primeiro prémio do júri no Concorso Giuseppe Ferlendis, realizado no passado fim-de-semana em Adrara S. Martino (região de Bergamo), no norte de Itália. Neste concurso apresentaram-se jovens oboístas de todo o mundo e das mais prestigiadas escolas de oboé da Europa, como Paris, Zürich, Londres, Stuttgart, Lübeck, Valência, Milão, entre outras. Samuel Bastos interpretou obras de C.Ph.E.Bach, Mozart, R. Schumann, G. Silvestrini, R. Strauss e o Concerto n.º de G. Ferlendis (obrigatório).

Biblioteca Municipal comemora Centenário da República

2010-09-10

O programa de comemorações do Centenário da República promovido pela Biblioteca Municipal de Barcelos prossegue na próxima quinta-feira, dia 30, na Biblioteca Municipal, pelas 10h00, com a peça de teatro “O Presidente da República Bernardino Machado”, pelo Teatro Construção, de Joane, Vila Nova de Famalicão. Pelas 14h30, o escritor José Fanha (foto) desloca-se à Biblioteca da EB1 de Remelhe, onde terá um encontro com os alunos.

Exposição “A Escola de Outros Tempos”

2010-09-10

Vai ser inaugurada no próximo dia 6 de Outubro, às 16h00, na Sala Gótica dos Paços do Concelho a exposição “A Escola de Outros Tempos”, uma iniciativa da Associação de Coleccionismo de Barcelos (ACOBAR) que conta com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

Iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos

2010-09-10

O pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos organiza em Outubro o mês da Música. Trata-se de uma iniciativa que pretende prolongar as comemorações do Dia Mundial da Música, que se celebra no próximo dia 1, e que inclui a realização de vários concertos e espectáculos durante todo o mês.

Encontro de automóveis antigos em Barcelos

2010-09-10

Realiza-se no próximo sábado, dia 11, um encontro de automóveis antigos em Barcelos. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Barcelos e da Câmara Municipal, que se vai desenvolver ao longo de todo o dia, e que pretende promover a cultura e o património da cidade e do concelho.

Exposição “Uma Porta… Mil Imagens” acompanhada por centenas de visitantes

2010-09-10

São às centenas as pessoas que assistem à  exposição contemporânea “Uma Porta… Mil Imagens”, instalada no átrio principal da Câmara Municipal de Barcelos. A cerimónia de inauguração foi pautada pelo sucesso e apresentou 35 trabalhos de outros tantos alunos da Escola de Artes Plásticas de Vila Nova de Famalicão “A Casa ao Lado”, em resultado artístico do estudo de um elemento do quotidiano, no caso, a porta.

Milhares de visitantes vibraram com a Festa das Cruzes 2010

2010-09-10

Foi com muita emoção que acompanhei a Festa das Cruzes e percebi a alegria dos nossos visitantes e dos barcelenses nos vários dias de programação das festividades. Palavras do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, no final da edição 2010 da Festa das Cruzes, em Barcelos.