Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

Júlia Ramalho e Amadeu Lemos recebem Medalha de Honra da Cidade de Barcelos

2018-04-16

A Câmara Municipal de Barcelos vai atribuir à barrista Júlia Ramalho e ao Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, Amadeu Ferreira Lemos, a Medalha de Honra da Cidade de Barcelos, em reconhecimento da importância do trabalho destes barcelenses para o engrandecimento da Cidade e do Concelho.

Barcelos associa-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

2018-04-16

O Município de Barcelos associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril, quarta-feira.

Albergue Municipal bate recorde de peregrinos em 2017

2018-04-13

O Albergue Municipal de Peregrinos “Casa da Recoleta”, localizado na freguesia de Tamel S. Fins, registou no ano passado o maior número de dormidas desde a sua inauguração, no ano de 2010.

Festa das Cruzes prestes a começar

2018-04-10

É já esta quarta-feira que começa a Festa das Cruzes que apresenta como grande novidade um terceiro palco na frente ribeirinha por onde passarão a fadista Mariza e o humorista Herman José.

Programação cultural de abril do Teatro Gil Vicente

2018-03-29

A programação do Teatro Gil Vicente durante o mês de abril volta a trazer música, teatro e cinema.

Rádios antigos mostram época de ouro da radiofonia

2018-03-27

O Município de Barcelos em parceria com Fundação Caixa Agrícola do Noroeste inaugura no próximo dia 28 de março, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição “Radiofonia – A Paixão da Rádio”, uma mostra que reúne mais de três dezenas de exemplares do espólio de Sansão Vaz.

Barcelos apresenta programa de Páscoa diversificado

2018-03-22

A Câmara Municipal de Barcelos promove durante esta época de Páscoa um vasto conjunto de iniciativas lúdicas e culturais destinadas a diferentes públicos, com especial enfoque nas atividades de ocupação de tempos livres para os mais novos.

Xohan Viqueira em exposição no Museu de Olaria

2018-03-22

É inaugurada sábado, dia 24 de março, na Sala da Capela do Museu de Olaria, a exposição de cerâmica contemporânea de Xohan Viqueira, intitulada “Geografias do tempo e da memória”. A exposição estará patente até 24 de junho.

Fotografias do barcelense João Sousa na Galeria Municipal de Arte

2018-03-22

“Reflexos nas águas do Cávado” é o nome da exposição de fotografia da autoria de João Sousa, que estará patente na Galeria Municipal de Arte, entre 24 de março e 22 de abril.

Harmos Festival traz o melhor da música de câmara internacional a Barcelos

2018-03-20

O Harmos Festival volta a trazer a Barcelos alunos das melhores instituições de ensino musical da Europa, entre os dias 21 e 23 de março, com a realização de três espetáculos, com entrada livre, no Salão Nobre e no Teatro Gil Vicente.

Festa das Cruzes apresenta cartaz de qualidade e um novo palco na Frente Ribeirinha

2018-03-16

Os concertos de Mariza e Herman José & Big Band são dos principais destaques da Festa das Cruzes, a realizar-se entre 25 de abril e 6 de maio em Barcelos, e que este ano volta a apresentar novidades, designadamente um novo palco localizado na Frente Ribeirinha.

Município de Barcelos e Júlia Ramalho entre os vencedores de 2017 do ‘Prémio Nacional do Artesanato’

2018-03-15

O Município de Barcelos e a artesã barcelense Júlia Ramalho acabam de ser distinguidos no âmbito do concurso ‘Prémio Nacional do Artesanato 2017’, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Diversidade marca a programação de março no Teatro Gil Vicente

2018-02-27

Durante o mês de março, o Teatro Gil Vicente garante animação quase diariamente à cidade. Da programação, destacam-se os concertos do festival Harmos, de 21 a 23, e o Ciclo Jazz ao Largo, que traz a palco Miguel Ângelo Quarteto, no dia 16, às 21h30.

Banda de Oliveira deu posse aos novos órgãos sociais

2018-02-20

Tomaram posse, no dia 18 de fevereiro, os novos órgãos sociais da Banda de Música de Oliveira, no ano em que comemora 236 anos de vida, numa cerimónia que contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara, Armandina Saleiro, de muitos associados e músicos da Banda e de muita população

Museu de Olaria dedica ano de 2018 à família Baraça

2018-02-08

Já abriu ao público a exposição “Uma Geração de Baraças ligada pelo Barro”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Olaria. Até 31 de dezembro, poderá visitar uma exposição dedicada a uma das mais conceituadas e tradicionais famílias do artesanato de Barcelos – a família Baraça.

“Emoções de um boneco” na Sala Gótica

2018-02-08

Abre no próximo dia 10 de fevereiro, sábado, na Sala Gótica da Câmara Municipal de Barcelos, a exposição “Emoções de um boneco”.

Fado e flamenco no Teatro Gil Vicente

2018-02-06

O fado e o flamenco cruzam-se num espetáculo a realizar no Teatro Gil Vicente, na noite de 9 de fevereiro, pelas 21h30, intitulado “Fado Violado”, que terá como protagonistas Ana Pinhal e Francisco Almeida.

À Roda do Rio regressa com nova exposição dedicada ao rio Cávado

2018-02-05

A Casa da Azenha recebe, a partir de 9 de fevereiro, uma nova exposição, no âmbito do ciclo de exposições dedicadas ao Cávado, À Roda do Rio. A exposição, intitulada "Cávado dos Trabalhos", versará sobre a documentação da vida quotidiana daqueles que «faziam vida no rio», como é o caso dos moleiros, das lavadeiras e dos barqueiros, pela exibição de memórias, imagens e objetos da exploração económica do Cávado, entretanto extinta.

Exposição de pintura de Ana Ribeiro na Biblioteca Municipal

2018-02-01

A Biblioteca Municipal de Barcelos abre, no dia 3 de fevereiro, às 15h00, a exposição de pintura “Pincel de Fogo” da artista Ana Ribeiro.

Fevereiro com cinema e música portuguesa no Teatro Gil Vicente

2018-01-31

A programação do Teatro Gil Vicente, durante o mês de fevereiro, traz a palco cinema, música, teatro e sessões de dança.