Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

À Roda do Rio regressa com nova exposição dedicada ao rio Cávado

2018-02-05

A Casa da Azenha recebe, a partir de 9 de fevereiro, uma nova exposição, no âmbito do ciclo de exposições dedicadas ao Cávado, À Roda do Rio. A exposição, intitulada "Cávado dos Trabalhos", versará sobre a documentação da vida quotidiana daqueles que «faziam vida no rio», como é o caso dos moleiros, das lavadeiras e dos barqueiros, pela exibição de memórias, imagens e objetos da exploração económica do Cávado, entretanto extinta.

Exposição de pintura de Ana Ribeiro na Biblioteca Municipal

2018-02-01

A Biblioteca Municipal de Barcelos abre, no dia 3 de fevereiro, às 15h00, a exposição de pintura “Pincel de Fogo” da artista Ana Ribeiro.

Fevereiro com cinema e música portuguesa no Teatro Gil Vicente

2018-01-31

A programação do Teatro Gil Vicente, durante o mês de fevereiro, traz a palco cinema, música, teatro e sessões de dança.

Museu de Olaria dedica ano de 2018 à família Baraça

2018-01-29

“Uma Geração de Baraças ligada pelo Barro” é o título da exposição dedicada a uma das mais conceituadas e tradicionais famílias do artesanato de Barcelos – a família Baraça – que abre ao público no dia 3 de fevereiro, na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Olaria, e se prolonga até 31 de dezembro de 2018.

Galeria Municipal expõe obra da artista gaiense Celeste Ferreira

2018-01-22

A Galeria Municipal de Arte apresenta, de 27 de janeiro a 18 de março, a exposição de pintura da artista plástica, Celeste Ferreira. Ao todo são 20 obras de óleo sobre tela e técnica mista sobre papel, repletas de cor, carregadas de um espírito sensível e intimista, onde a figura feminina surge como o elemento central.

Exposição “Louças de Barcelos” na Torre Medieval

2018-01-15

“Louças de Barcelos – Uma Arte Intemporal” é o nome da exposição que estará patente entre 19 de janeiro a 4 de março, na Torre Medieval.

Grupo Miryam vence concurso Barcelos Cidade Presépio

2018-01-10

O Grupo Miryam e Catequese – Igreja Matriz é o grande vencedor do concurso Barcelos Cidade Presépio – Presépios de Rua, com uma construção de cariz tradicional, construída entre a Igreja Matriz e o Paço dos Condes, que transporta a mensagem originária do presépio para o contexto atual.

Cantares dos Reis nas ruas da cidade de Barcelos

2018-01-09

Os cantares tradicionais em louvor do nascimento de Jesus vão soar pelas ruas da cidade de Barcelos, nos próximos dias 13 e 20 de janeiro, numa iniciativa que a Câmara Municipal promove em parceria com os ranchos folclóricos e outras associações do concelho, para comemorar o Dia de Reis.

Câmara Municipal promove ciclo de concertos “Música no Salão”

2018-01-05

Valorizando o património musical, a Câmara Municipal de Barcelos promove um ciclo de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, intitulado “Música no Salão”. A iniciativa realiza-se uma vez por mês, ao longo do ano 2018, e tem como objetivo valorizar e divulgar o património musical e os seus intérpretes.

Programação cultural de janeiro do Teatro Gil Vicente

2018-01-02

O programa cultural do mês de janeiro do Teatro Gil Vicente traz a palco teatro, música e dança.

Pedro Chagas Freitas apresenta “A Repartição” em Barcelos

2017-12-13

O escritor Pedro Chagas Freitas apresenta o seu último livro, intitulado “A Repartição”, na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Câmara Municipal promove Férias de Natal para crianças e jovens do concelho

2017-12-11

A Galeria de Arte, a Casa da Juventude, o Museu de Olaria, a Biblioteca e o Pavilhão Municipal oferecem um conjunto de atividades de ocupação dos tempos livres para as crianças e jovens do concelho, de 18 a 29 de dezembro, no período de Férias de Natal.

Música, milhares de luzes e símbolos natalícios animam ruas da cidade

2017-12-11

O Natal já chegou a Barcelos! Milhares de luzes, música e enfeites com os símbolos natalícios enchem os espaços da cidade, mais embelezada ainda com as exposições de presépios elaborados por artesãos barcelenses, patentes na Torre Medieval, no Posto de Turismo e na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

Memorial SAIVAARA na Galeria Municipal

2017-12-01

A Galeria Municipal de Arte recebe a exposição Tapio Wirkkala: SAIVAARA 1978-2018, dos arquitetos Márcia Nascimento e Nuno Costa, de 2 de dezembro a 21 de janeiro de 2018.

Dezembro com programação diversificada no Teatro Gil Vicente

2017-11-30

O Natal marca a programação cultural de dezembro do Teatro Gil Vicente (TGV). O teatro infantil tem especial relevo, mas o cinema e a música não deixarão de estar presentes.

Município de Barcelos e artesã Júlia Ramalho na corrida ao Prémio Nacional do Artesanato 2017

2017-11-16

O Município de Barcelos e a artesã barcelense Júlia Ramalho foram selecionados para a fase final do concurso “Prémio Nacional do Artesanato 2017”, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Exposição coletiva “Presépio - Uma Tradição, Várias Interpretações”

2017-11-16

São mais de duzentos os presépios de artesãos barcelenses que estarão expostos de 17 de novembro a 6 de janeiro, na Torre Medieval e no Posto de Turismo, e de 6 de dezembro a 6 de janeiro, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos que visa mostrar a riqueza do artesanato local e a preponderância desta temática religiosa no imaginário sociocultural da região. Esta exposição coletiva “Presépio - Uma Tradição, Várias Interpretações” abrange todas as artes e ofícios do concelho de Barcelos.

Programa “Arqueologia à Noite” prestou grande contributo na divulgação do património do concelho

2017-11-15

Chegou ao fim o programa Arqueologia à Noite, uma atividade promovida pelo Município de Barcelos e que contou ao longo dos últimos dois anos com cerca de 800 participantes.

Um Século de Energia Elétrica em Barcelos

2017-11-13

Comemoram-se, no presente ano, cem anos de energia elétrica em Barcelos. Na verdade, na noite de 13 de novembro de 1917, uma terça-feira, foi inaugurada a luz elétrica em Barcelos. Cerca de um ano mais tarde, em 27 de abril de 1918, a então vila de Barcelos ficou completamente iluminada. Nos finais de julho de 1916, chegou à Furada - Penida - o cabo elétrico para conduzir a energia para a iluminação pública e particular de Barcelos.

Bispo D. António Barroso homenageado na Biblioteca Municipal

2017-11-06

A Vereadora Armandina Saleiro, o Bispo Emérito D. Januário Torgal e o sociólogo Carlos Silva foram alguns dos convidados presentes na sessão de homenagem a D. António Barroso –barcelense, bispo do Porto e figura emblemática da Igreja portuguesa durante a Primeira República - que se realizou no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Barcelos.