Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

Cultura portuguesa marca último mês do ano

2016-12-02

Neste mês de dezembro, o Teatro Gil Vicente vai acolher espetáculos de teatro, música e dança e ainda as habituais sessões de cinema.

Júlia Côta ensina ofício a barcelenses

2016-11-30

A famosa ceramista barcelense, Júlia Côta, estará no Museu de Olaria no próximo do sábado, dia 3 de dezembro, para ensinar aquilo que melhor sabe fazer: moldar o barro e criar figurado. Neste caso, o presépio surgirá como temática central dos trabalhos desenvolvidos, aludindo assim ao Natal e às festividades que se aproximam.

Os seniores são as estrelas do Teatro Gil Vicente em dezembro

2016-11-29

O Município de Barcelos decidiu criar mais uma iniciativa em prol dos seniores do concelho, trazendo-os ao Teatro. Durante o mês de dezembro, o Teatro Gil Vicente vai receber o “Programa Sénior”, um ciclo cultural feito especialmente para os idosos do concelho, e que leva ao palco do espaço cénico magia, teatro, música e cinema.

Concerto em honra de Sta. Cecília no Salão Nobre

2016-11-22

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos recebe no dia 26 de novembro, às 21h30, um recital de canto e piano pela soprano Ana Sofia Vintena e pelo pianista Nuno Areia.

Cabral Pinto e Ágata Rodrigues recordaram José Rodrigues

2016-11-21

O professor Cabral Pinto, atual diretor da Fundação Bienal de Cerveira, esteve quinta-feira no auditório do Teatro Gil Vicente para recordar o homem e o artista, José Rodrigues. Em conversa e a acompanhá-lo esteve Ágata Rodrigues, filha do escultor.

“Quando Ruiu a Ponte Sobre o Tamisa”

2016-11-16

Ana Gil Campos apresenta o seu novo romance “Quando Ruiu a Ponte Sobre o Tamisa”, da Editorial Novembro, no dia 19 de novembro, sábado, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Figurado de Barcelos imortalizado e homenageado agora em Moeda Nacional

2016-11-10

A importância cultural de Barcelos no país fica agora registada em moeda e já tem data para poder ser adquirida. A moeda especial de 2,5 euros, emitida pelo Banco de Portugal, integrada na série "Etnografia Portuguesa", denominada "O Figurado de Barcelos"vai ser apresentada oficialmente no próximo dia 18 de novembro, às 17h30, no Museu de Olaria, com a presença do Presidente da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Rui Carp, e do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Conversas sobre a obra de José Rodrigues, em Barcelos

2016-11-10

Cabral Pinto, atual diretor da Bienal de Arte de Cerveira, estará em Barcelos no próximo dia 17 de novembro para falar sobre a vida e obra do artista recentemente falecido, José Rodrigues. As conversas decorrem no auditório do Teatro Gil Vicente, às 15h, e são abertas à comunidade em geral, mas dirigidas sobretudo aos alunos de artes do Ensino Secundário e Ensino Superior.

Arqueologia à Noite visita Igreja e Convento de Vilar de Frades

2016-11-02

O programa “Arqueologia à Noite” está de volta no dia 4 de novembro, às 21h30, e o destino é a Igreja e o Convento de Vilar de Frades, em Areias de Vilar.

Festival de Teatro, Encontro de Coros, Cartas a Sandra e Obra escultórica de José Rodrigues são os destaques para o mês de novembro no Gil Vicente

2016-10-31

O 29º Festival de Teatro de Barcelos prolonga-se pelo mês de novembro adentro com apresentações regulares de várias encenações até ao dia 30, inclusive.

Concurso premiou as melhores esplanadas de Barcelos

2016-10-26

A VI edição do Concurso de Esplanadas de Barcelos de 2016 contou com a participação de mais de duas dezenas de espaços que, durante os meses de julho, agosto e setembro, dinamizaram espaços públicos, estimulando a atividade turística e a economia da cidade de Barcelos.

Livro “Enquanto o Amanhã nos Tiver” de Armando Caldas apresentado na Biblioteca Municipal de Barcelos

2016-10-24

A Biblioteca Municipal de Barcelos foi o local escolhido por Armando Caldas para apresentar o seu último livro “Enquanto o Amanhã nos Tiver”, no dia 29 de outubro, às 17h.

Município de Barcelos celebra Dia do Enólogo

2016-10-18

É já no próximo sábado, dia 22 de outubro, às 16h00, no Posto de Turismo, que se comemora o Dia do Enólogo e o Município de Barcelos preparou uma sessão de provas comentadas.

Barcelos festeja universo da animação

2016-10-18

A 28 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Animação. Barcelos foi a cidade portuguesa escolhida para acolher a 15ª edição da Festa da Animação, um evento replicado em várias cidades em mais de 40 países, que comemora a efeméride e que visa promover o cinema de animação um pouco por todo o mundo. O evento conta com o apoio do Município de Barcelos e é produzido pela Casa da Animação em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

O Figurado de Barcelos, pelas mãos de Rosa Portela

2016-10-18

É já esta sexta-feira, 21 de outubro, às 17h00, que abre ao público a exposição “O Figurado de Barcelos, pelas mãos de Rosa Portela”.

Dom Quixote de la Mancha visita Barcelos

2016-10-07

A Biblioteca Municipal de Barcelos recebe uma exposição sobre “Dom Quixote”, no próximo sábado, dia 8, pelas 16h00.

José Rodrigues recordado em Barcelos

2016-10-04

De desenhos a esculturas, passando pelos cenários, Barcelos vai acolher três exposições do recentemente falecido, José Rodrigues, um nome incontornável da história da arte portuguesa. O artista plástico, que integrava o famoso grupo d’ Os Quatro Vintes e foi fundador da Bienal de Cerveira, será recordado pela cidade neste programa de homenagem cuja inauguração acontece a 8 de outubro e se prolonga até 27 de novembro. A entrada é gratuita.

Jazz ao Largo chegou ao fim com casa cheia

2016-10-03

O auditório do Teatro Gil Vicente tornou-se pequeno para acolher o elevado número de espectadores que procuravam um lugar para ver a banda de jazz-rock liderada por Jim Barr, baixista dos Portishead. As condições meteorológicas desfavoráveis impediram a realização do concerto no local previsto, o Largo Dr. Martins Lima.

“Nota de Despedida” é o primeiro romance de Dany Cruz

2016-10-03

“Nota de Despedida” de Dany Cruz vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Barcelos, no dia 8 de outubro, pelas 17h00.

Festival de Teatro, exposições de José Rodrigues e Festa da Animação marcam um mês de outubro repleto de atividades no Gil Vicente

2016-09-30

A edição deste ano do Festival de Teatro, a decorrer entre 1 de outubro e 27 de novembro, conta com a presença de 15 grupos, onze dos quais do concelho de Barcelos. De fora do concelho, marcam presença Gêtêpêpê- Teatro de Perafita, Teia Alvarim, Teatro da Lua e Nova Comédia Bracarense.