Você está aqui: Entrada Notícias Cultura e Museus

Cultura e Museus

Barcelos adere às Jornadas Europeias do Património

2017-09-20

A Câmara Municipal de Barcelos volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema “Património Natureza - Pessoas, Lugares, Histórias”.

Coleção secreta do Museu de Olaria em exposição no Viana Shopping

2017-09-20

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, esteve presente, no passado sábado, na inauguração da exposição “Coleções Secretas da Região by Dina Maciel Costa”, uma iniciativa da 'Pulsar Viana', que se encontra disponível no Viana Shopping.

Jazz ao Largo termina com sessões de free jazz

2017-09-18

O Festival Jazz ao Largo chegou ontem ao fim. Ao longo de quatro noites, nas ruas de Barcelos, o som mais ouvido foi o jazz. Ao contrário do ano passado, em que o jazz esteve presente nas sextas-feiras do mês de setembro, este ano foram cinco dias dedicados em exclusivo a um género musical que deleita um grande número de seguidores com um cartaz de luxo que contou com grupos nacionais de renome, reunindo as tendências atuais do jazz nacional.

Jazz e Blues animam a programação de setembro do Teatro Gil Vicente

2017-08-29

O Teatro Gil Vicente abre portas no mês de setembro, estendendo a sua programação para o palco sobre o Rio Cávado, nos dias 1, 2 e 3 com o Festival River Blues. Os concertos iniciam-se a 1 de setembro, com a banda barcelense QUANTIC MODE e os bracarenses BUDDA POWER BLUES. No sábado, 2 de setembro, é a vez da banda nacional JUST SOUL ORCHESTRA se apresentar com sons da Soul Music e do Funk. No último dia do Festival, a 3 de setembro, será lançado o novo álbum de originais de ANTÓNIO MÃO DE FERRO, um dos mais importantes guitarristas portugueses.

Museu de Olaria recebe 5.ª Conferência Internacional Sharing Cultures

2017-08-25

O Auditório do Museu de Olaria recebe, de 6 a 8 de setembro, o Congresso Sharing Cultures 2017, 5ª Conferência Internacional sobre Património Imaterial, uma parceria entre o Município de Barcelos e a Green Lines - Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.

JAZZ AO LARGO REGRESSA A BARCELOS

2017-08-16

No final do verão, Barcelos volta a ser ponto de passagem obrigatório para os amantes de Jazz. Depois do sucesso da primeira edição em 2016, o Jazz ao Largo tem regresso marcado para os dias 13 a 17 de setembro.

Barcelos recebe Festival River Blues nas margens do rio Cávado

2017-08-10

A música está de volta às margens do rio Cávado. Barcelos vai receber a primeira edição do festival River Blues, um evento cultural que vem apostar na fusão de sonoridades de Blues, Soul Music e Funk, e que promete colocar Barcelos na rota dos festivais musicais de cariz urbano, contemporâneo e cosmopolita.

Jovens de Barcelos levam artesanato à Costa Rica

2017-08-09

Dois jovens de Barcelos vão estar até amanhã, dia 10 de agosto, na Costa Rica, a representar o Município. Tudo porque o Museu de Olaria de Barcelos integra o projeto internacional EU-LAC MUSEUMS, que promove relações entre a Europa e a América Latina na área da Museologia Comunitária. Ana Lúcia Fernandes e Bruno São Bento, descendentes de famílias de oleiros e elementos do grupo “Sons de Barro”, da Banda Musical de Oliveira, estão a partilhar experiências com outros jovens de todo o mundo dando a conhecer, em simultâneo, a arte popular de Barcelos.

Parque da Cidade acolhe 35ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

2017-07-25

De 28 de julho a 13 de agosto, Barcelos volta a ser a Capital do Artesanato e recebe, no Parque da Cidade, a 35ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica do concelho. Mais de 125 artesãos, 80 dos quais de Barcelos, estão representados neste certame que conta com cerca de 140 stands espalhados pelas várias áreas do recinto do Parque.

Serralves traz coleção de E. M. Melo e Castro a Barcelos

2017-07-10

Está patente até 23 de setembro, na Biblioteca Municipal de Barcelos, a exposição “As palavras em Liberdade”, coleção E.M. de Melo e Castro, da Fundação de Serralves, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Fundação de Serralves.

A música domina a programação do Teatro Gil Vicente para o mês de julho

2017-06-28

A música é a rainha do mês de julho no Gil Vicente! Ao todo são seis espetáculos que prometem cativar o público barcelense para a primeira de todas as artes – a música.

Feira do Livro de Barcelos está quase a começar

2017-06-21

Rodrigo Guedes de Carvalho, Luandino Vieira, Moita Flores e Nuno Higino são alguns dos escritores que marcam presença na 35ª Feira do Livro de Barcelos, que decorre entre 30 de junho e 9 de julho.

“Pela Poesia é que Vamos” apresentado na Biblioteca Municipal

2017-06-12

A Biblioteca Municipal de Barcelos recebe na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, às 21h30, a apresentação do livro “Pela poesia é que vamos”, de Inês Martins de Faria.

Mês de junho com programação do primeiro ao último dia no Teatro Gil Vicente

2017-05-29

A programação do Teatro Gil Vicente para o mês de junho traz vinte espetáculos de diversas categorias: cinema, música, teatro, exposições.

Fátima Miranda expõe “Mar e Reflexo” na Biblioteca Municipal

2017-05-23

“Mar e Reflexo” é o tema da exposição que a artista plástica barcelense Fátima Miranda vai inaugurar no próximo sábado, dia 27 de maio, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Galeria Municipal de Arte expõe “Metros da Cor” de Ralf Glasz

2017-05-19

A Galeria Municipal de Arte tem patente a exposição “Metros de Color - ou Metros da Cor” de Ralf Glasz. Até 4 de junho, quem visitar a Galeria poderá apreciar 41 trabalhos com referências à natureza, retratos, figurativo e paisagem.

Rui Goulart estará em Barcelos para apresentar “Nascido em Angola”

2017-05-18

O realizador Rui Goulart e os atores Beatriz Almeida e João d'Avila estarão em Barcelos, no dia 23 de maio, no Teatro Gil Vicente, para apresentar o filme “Nascido em Angola”.

Festa das Cruzes 2017 superou todas as expectativas

2017-05-10

Chegou ao fim a Festa das Cruzes 2017. Foram 15 dias de animação, mais de 60 iniciativas que fizeram da Primeira Grande Romaria do Minho o polo de atração turística de excelência da região.

Festa das Cruzes 2017 ainda não terminou e já bateu todos recordes

2017-05-04

Com um programa pensado para todos e para todas as idades, com mais de 60 eventos, e que mobilizou dezenas de coletividades na cidade e no concelho, a Festa das Cruzes foi já visitada por milhares de pessoas, naquela que é a primeira grande romaria do Minho.

Cabeçudos, gigantones e diabos à solta no Museu

2017-05-04

De 16 a 20 de maio, o Museu de Olaria vai assinalar o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus com um programa diversificado destinado ao público escolar e ao público em geral. Subordinada ao tema Cabeçudos, gigantones e diabos à solta no Museu!, esta iniciativa tem por objetivo aproximar a comunidade do Museu, valorizar o património olárico nacional e captar novos públicos.