Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Outubro Presidente da Câmara assina auto de consignação da construção do Centro Escolar da Várzea

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, assinou, no dia 8 de outubro, o auto de consignação da construção do Centro Escolar da Várzea.

Para o Presidente da Câmara, “os alunos irão poder beneficiar de uma estrutura de qualidade, com todas as condições” e acrescentou que o Centro Escolar da Várzea integra as necessidades sentidas no âmbito da monitorização da Carta Educativa, onde foram identificadas uma série de necessidades ao nível da educação.
A assinatura do auto de consignação contou também com a presença da Vereadora da Educação, Armandina Saleiro, do representante da empresa NVE – ENGENHARIAS, S.A, da Diretora do Agrupamento Rosa Ramalho e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.
A empreitada foi adjudicada pelo montante de 2.174.658,71€, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 365 dias.
A obra é apoiada financeiramente pelo Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da CIM Cávado – Norte 2020, sendo comparticipada pelo Município de Barcelos em 80% do valor.
O Centro Escolar da Várzea será uma construção de raiz, com oito salas de ensino básico e três de jardim de infância e terá, ainda, e por decisão deste Executivo Municipal, uma sala para as artes e ciências e uma sala de apoio individualizado. Os alunos que frequentarão este espaço terão ainda a possibilidade de utilizar salas de prolongamento e de apoio à família.
Em termos de espaços comuns, este Centro Escolar contará também com refeitório, arrecadações, polivalente, biblioteca/ludoteca com arquivo, cozinha, sala para atendimento a encarregados de educação, gabinetes para professores, espaços de circulação e átrio, parque infantil e instalações sanitárias para crianças, adultos e deficientes.
Ainda no mesmo dia, o Presidente da Câmara Municipal visitou o Jardim de Infância de Barcelinhos que foi alvo de obras de recuperação. A intervenção consistiu na melhoria de  pontos construtivos críticos, nomeadamente, a cobertura, caixilharias exteriores e impermeabilização de paredes exteriores com infiltrações de água, aumentando a qualidade dos espaços do edifício.
Com esta intervenção, para além da resposta às patologias existentes, procurou-se valorizar o edificado e garantir a salubridade do espaço para usufruto das crianças e dos seus funcionários.