Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Outubro Presidente da Câmara assina auto de consignação da construção do Centro Escolar da Várzea

Presidente da Câmara assina auto de consignação da construção do Centro Escolar da Várzea

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, assinou, no dia 8 de outubro, o auto de consignação da construção do Centro Escolar da Várzea.

Para o Presidente da Câmara, “os alunos irão poder beneficiar de uma estrutura de qualidade, com todas as condições” e acrescentou que o Centro Escolar da Várzea integra as necessidades sentidas no âmbito da monitorização da Carta Educativa, onde foram identificadas uma série de necessidades ao nível da educação.
A assinatura do auto de consignação contou também com a presença da Vereadora da Educação, Armandina Saleiro, do representante da empresa NVE – ENGENHARIAS, S.A, da Diretora do Agrupamento Rosa Ramalho e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.
A empreitada foi adjudicada pelo montante de 2.174.658,71€, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 365 dias.
A obra é apoiada financeiramente pelo Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da CIM Cávado – Norte 2020, sendo comparticipada pelo Município de Barcelos em 80% do valor.
O Centro Escolar da Várzea será uma construção de raiz, com oito salas de ensino básico e três de jardim de infância e terá, ainda, e por decisão deste Executivo Municipal, uma sala para as artes e ciências e uma sala de apoio individualizado. Os alunos que frequentarão este espaço terão ainda a possibilidade de utilizar salas de prolongamento e de apoio à família.
Em termos de espaços comuns, este Centro Escolar contará também com refeitório, arrecadações, polivalente, biblioteca/ludoteca com arquivo, cozinha, sala para atendimento a encarregados de educação, gabinetes para professores, espaços de circulação e átrio, parque infantil e instalações sanitárias para crianças, adultos e deficientes.
Ainda no mesmo dia, o Presidente da Câmara Municipal visitou o Jardim de Infância de Barcelinhos que foi alvo de obras de recuperação. A intervenção consistiu na melhoria de  pontos construtivos críticos, nomeadamente, a cobertura, caixilharias exteriores e impermeabilização de paredes exteriores com infiltrações de água, aumentando a qualidade dos espaços do edifício.
Com esta intervenção, para além da resposta às patologias existentes, procurou-se valorizar o edificado e garantir a salubridade do espaço para usufruto das crianças e dos seus funcionários.

classificado em: