Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Março “7 Prazeres da Gastronomia” apresentados à mesa

“7 Prazeres da Gastronomia” apresentados à mesa

Barcelos apresentou, à mesa, a edição de 2018 dos “7 Prazeres da Gastronomia” uma semana antes da Semana Gastronómica do Galo e das Papas de Sarrabulho e Rojões à Moda de Barcelos, que decorre entre 9 e 18 de março, em 39 restaurantes do concelho.

O Vereador do pelouro do Turismo, José Beleza, afirmou que “a Semana Gastronómica do Galo, para além da promoção dos sabores com tradição, pretende também promover experiências do mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, associando a gastronomia, a cultura e as tradições”. "Aproveitamos a integração de Barcelos na Rede de Cidades Criativas da Unesco, para juntar o que melhor temos em Barcelos", acrescentou José Beleza.

Este evento gastronómico, que decorre ao longo do ano, promove sete iguarias típicas de Barcelos e tem um investimento do Município “no valor de 14 mil euros, mas o retorno é consideravelmente superior. São mais de 250 mil euros em retorno só para os restaurantes, já para não falar nos hotéis, turismo, artesanato e todo o comercio da cidade", afirma o vereador.

Dos “7 Prazeres da gastronomia” fazem parte a Lampreia, que decorreu em fevereiro, o bacalhau, em junho; seguindo-se, no mês seguinte, os petiscos tradicionais; o concurso do galo assado realiza-se em outubro; o arroz pica no chão, em novembro; e, por fim, o Barcelos doce, em dezembro.