Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Maio Câmara Municipal aprova apoios a grupos folclóricos e freguesias

Câmara Municipal aprova apoios a grupos folclóricos e freguesias

A Câmara Municipal aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 18 de maio, as minutas dos acordos de colaboração entre o Município e 18 ranchos e grupos folclóricos não federados do concelho de Barcelos, que incluem uma comparticipação financeira municipal no valor global de 27.000,00€, podendo a este valor ser acrescentado 250,00€ (caso organize um festival de folclore até quatro grupos), ou 500,00€ (caso organize um festival de folclore com cinco ou mais grupos), ou 2.000,00€ (caso participe em festival de folclore no estrangeiro) a cada um dos grupos.

Quanto aos grupos folclóricos federados, foram aprovados três acordos de colaboração: Grupo Folclórico de Barcelinhos, com uma comparticipação global de 24.500,00€, podendo esse valor ser acrescentado de 2.000,00€ em caso de participação em festival no estrangeiro; Grupo Folclórico de Tregosa, com uma comparticipação global de 7.000,00€, podendo esse valor ser acrescentado de 2.000,00€ em caso de participação em festival no estrangeiro; Grupo Folclórico de Santa Maria de Moure, com uma comparticipação global de 3.500,00€, podendo esse valor ser acrescentado de 2.000,00€ em caso de participação em festival no estrangeiro.

Ainda na mesma reunião, o executivo municipal aprovou um conjunto de apoios financeiros a 11 freguesias do concelho, que ascende a mais de 131 mil euros, e que se destinam a comparticipar obras de pavimentação de ruas e caminhos, construção de águas pluviais, obras em sedes de Junta e cemitérios, e outras necessidades das freguesias.

Quanto a outros apoios financeiros, destacam-se a atribuição de um subsídio no valor de 10.000,00€ à Associação AVC como comparticipação na aquisição de um veículo automóvel; um subsídio no valor de 1.500,00 à Mais Juventude – Associação de Alvelos, como comparticipação nas despesas das suas atividades; um subsídio no valor de 1.000,00€ à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, como comparticipação nas despesas das suas atividades.

O executivo ratificou o documento de parceria no âmbito do Programa Europeu para os Cidadãos Project Gender Equality Makes a Better Europe, assinado no passado dia 12 de maio, na cidade de Santa Comba, em Espanha, pelo Vereador José Beleza; ratificou, também, o documento de parceria no âmbito do Programa Europa para os Cidadãos: Town Twinning Projetc Arising Citizenship: a Tighter-Kinit Europe, assinado pela Vereadora Armandina Saleiro na cidade de Siderno, Itália, no encontro que ali se realizou entre os dias 6 e 14 de maio.

Foi aprovada a disponibilização de transporte a dez artesãos do concelho de Barcelos para participarem na Feira Cultural de Coimbra, que se realiza entre 1 e 10 de junho de 2018.

Ao nível dos apoios sociais, foram aprovados 21 processos para comparticipação no arrendamento habitacional e o apoio de transporte de mulheres entre os 45 e os 69 anos ao IPO do Porto, no âmbito do programa de rastreio de cancro da mama que a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o ACES Cávado têm vindo a desenvolver.

Na área social escolar, realçam-se os apoios financeiros a 35 alunos dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, para as refeições e material escolar.

Registe-se, ainda, a contratação, por tempo determinado, de 31 novos trabalhadores para os serviços do Município.

Lista Completa de Deliberações