Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Junho Presidente da Câmara assinou auto de consignação das obras de requalificação da EB1 de Macieira de Rates

Presidente da Câmara assinou auto de consignação das obras de requalificação da EB1 de Macieira de Rates

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, assinou quarta-feira, 6 de junho, o auto de consignação das obras de reabilitação e ampliação da EB 1 de Paulinhos, em Macieira de Rates.

A assinatura do auto de consignação contou com a presença do representante da empresa AMC – Agostinho Malheiro Coelho, Lda. e do presidente da Junta de Macieira de Rates, José Padrão.
A empreitada foi adjudicada 405.202,41€, IVA incluído. O prazo de execução é de 180 dias.
A obra é apoiada financeiramente pelo Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da CIM Cávado – Norte 2020, sendo comparticipada pelo Município de Barcelos em 80% do valor.
“Esta é uma das escolas mapeadas no âmbito do PDCT da CIM Cávado, que estão dotadas com um financiamento pequeno. Portanto, há aqui um esforço suplementar do orçamento do Município, mas temos que o fazer para colmatar esta necessidade”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, acrescentando que já pediu à CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) um “reforço da verba para a área educativa”.

Projeto de ampliação e requalificação

A EB1 de Paulinhos pertence ao conjunto de edifícios escolares designados por “Plano dos Centenários”, construídos segundo os projetos-tipo regionalizados de escolas primárias, aprovados pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais em 1935 e elaborados pelos arquitetos Raul Lino e Rogério de Azevedo, sendo posteriormente revistos e remodelados pelo arquiteto Manuel Fernandes de Sá (técnico responsável pela zona Norte do país).
Esta intervenção visa melhorar as valências do edifício existente, recuperando e melhorando as suas condições. O conceito de intervenção proposto tem por base privilegiar a traça arquitetónica do edifício principal, com exceção do edifício adjacente que será demolido para se proceder à ampliação/criação de espaços de apoio.
A ampliação do edifício será realizada de forma a enquadrar uma sala polivalente, gabinete, arrecadação de material didático, um refeitório/sala polivalente, instalações sanitárias e arranjos exteriores, estando contempladas quatro salas do primeiro ciclo.

classificado em: