Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Junho Freguesias de Durrães e Tregosa comemoram Dia da Freguesia

Freguesias de Durrães e Tregosa comemoram Dia da Freguesia

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, marcou presença ontem, 17 de junho, em Durrães, dia em que se assinalou o Dia da Freguesia de Durrães e Tregosa e se homenageou o médico Luís Gonzaga Novais, natural de Durrães.

A sessão de homenagem iniciou com um vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, paciente de Luís Gonzaga Novais, com palavras de apreço para com o homenageado.

Durante a sessão, interveio o Presidente da Junta da União de Freguesias de Durrães e Tregosa, José Neiva Dias, o homenageado, e o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

O Presidente da Junta de Freguesia, José Dias, explicou a importância do Dia da Freguesia, que tem como principal objetivo “honrar a população da freguesia” e afirmar os valores comunitários. Nesse sentido, a autarquia resolveu homenagear o médico Luís Gonzaga Novais pelos contributos à freguesia de Durrães neste dia tão especial para a União das Freguesias.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara reafirmou a importância dos Dias das Freguesias, pois esta é uma maneira de afirmar a importância das autarquias e das comunidades locais e pelo que significa para a sua cultura.

Miguel Costa Gomes realçou a importância da homenagem ao benfeitor da freguesia de Durrães afirmando que “as homenagens não se fazem porque apetece, fazem-se porque alguém merece”, e que “quando alguém toca tantas vidas no exercício da sua prática clínica e envolvimento na comunidade em que está inserido não é de admirar que, sendo esta uma “terra de amigos”, Durrães se una em torno deste singelo ato de agradecimento e amizade que tão somente quer retribuir com um simples “obrigado” todo o trajeto de vida de um seu conterrâneo”.

No fim das intervenções seguiram-se momentos de animação, com atuações de grupos folclóricos, um passeio turístico e um lanche convívio com convidados e população da Freguesia.

classificado em: