Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Junho Ações de sensibilização para a limpeza das matas resultaram em pleno

Ações de sensibilização para a limpeza das matas resultaram em pleno

A Vereadora Anabela Real, apresentou, dia 8 de junho, os resultados da campanha de limpeza das florestas numa visita de trabalho a Aborim e à UF de Quintiães e Aguiar, duas das oito freguesias do concelho em que a intervenção foi considerada prioritária.

A política de prevenção contra incêndios da Câmara Municipal de Barcelos passou por dotar de formação especializada os técnicos municipais para, em colaboração com os munícipes, procurar garantir a salvaguarda de bens e pessoas.
Nesse sentido, foram criadas nove equipas e distribuídas pelo território com o objetivo de sensibilizar, consciencializar e informar os munícipes acerca da limpeza de matas e florestas junto às habitações e outras edificações.
As equipas iniciaram os trabalhos em março, nas freguesias definidas como de primeira e segunda prioridade, de acordo com a classificação do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta no Despacho n.º1913/2018.
Ao longo destes meses, as equipas multidisciplinares conseguiram identificar entre 700 a 800 proprietários, iniciando a partir daí a sensibilização para o cumprimento das normas de gestão de combustíveis, o auxílio na interpretação e esclarecimento da legislação, bem como na explicação da execução prática dos trabalhos.
A ação de sensibilização do Município de Barcelos cobriu na íntegra as freguesias de maior risco, sendo que na totalidade do território do concelho a cobertura estimada situa-se entre os 40% e 60%.
No lote de oito freguesias cujo risco de incêndios é maior - UF Tamel Santa Leocádia e Vilar do Monte, Aborim, UF de Quintiães e Aguiar, Panque, Sequeade e Bastuço (S. João e Sto. Estêvão), Carapeços, Fragoso e Palme – a taxa de limpeza, de acordo com a legislação, situa-se nos 80%, sendo que a GNR levantou apenas 13 autos por situações irregulares, em todo o concelho. Relativamente aos terrenos públicos, a taxa de limpeza no concelho é também bastante elevada, situando-se nos 75%.
Durante a visita de trabalho, a Vereadora com o Pelouro da Fiscalização sublinhou que o Município de Barcelos apostou na “sensibilização e pedagogia”, porque é “mais inteligente prevenir”, acrescentando que o bom trabalho desenvolvido se deveu à ajuda dos presidentes de Junta e dos proprietários.

classificado em: