Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Fevereiro Fado e flamenco no Teatro Gil Vicente

Fado e flamenco no Teatro Gil Vicente

O fado e o flamenco cruzam-se num espetáculo a realizar no Teatro Gil Vicente, na noite de 9 de fevereiro, pelas 21h30, intitulado “Fado Violado”, que terá como protagonistas Ana Pinhal e Francisco Almeida.

“Fado Violado” é um projeto musical português que interliga o fado com o flamenco e nasceu em Sevilha, pelas mãos de Ana Pinhal e Francisco Almeida, músico portuenses que, desde cedo, partilharam o gosto pelas artes, particularmente pela música.
O desejo de aprender levou Ana Pinhal a frequentar aulas de formação musical e canto. O primeiro contacto com o cante flamenco foi-lhe proporcionado por Francisco, que já se interessara pela guitarra flamenca. A curiosidade que aquela arte lhe despertou, fê-la deslocar-se para Sevilha onde, durante três anos, estudou cante na Fundación Cristina Heeren. Surpreendentemente foi em Sevilha que o fado conquistou o seu coração e foi da comunhão com a guitarra do Francisco que fez nascer o projeto “Fado Violado”.
O disco “A Jangada de Pedra” é o primeiro grupo de composições editadas do “Fado Violado” e representa uma síntese de todo o reportório musical dos dois portuenses, da qual sobressaem o sentimento da voz e o ritmo da guitarra.
O título alude diretamente ao livro de José Saramago, pois como acontece no livro homónimo, também eles criam uma jangada ibérica ao unirem Portugal e Espanha através das suas sonoridades mais expressivas.
Nesta fixação estão incluídos alguns dos temas que têm apresentado ao vivo, na sua maioria versões de clássicos do Fado, mas também alguns originais e poemas novos sobre fados tradicionais.
O espetáculo tem um custo simbólico de 2€, valor que reverte para uma instituição do concelho.

classificado em: