Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Agosto Primeiro fim de semana da Mostra Nacional de Artesanato com grande adesão

Primeiro fim de semana da Mostra Nacional de Artesanato com grande adesão

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou na sexta-feira, dia 3 de agosto, a 36ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, este ano com selo de Cidade Criativa da UNESCO.

Para Miguel Costa Gomes “o galardão da UNESCO resulta de uma aposta forte e consolidada daquilo que é a marca Barcelos e da aposta no nosso artesanato”. Este ano o “espaço da Mostra está mais agradável e mais equilibrado. É essa imagem que pretendemos, no sentido de corresponder às exigências desta grande marca e referência, que é `Barcelos Cidade Criativa´”. O Presidente da Câmara realçou ainda que “os artesãos são parte integrante dessa criatividade e temos de dignificar o galardão, e isso faz-se com qualidade, que é o que estamos aqui a fazer”.
Logo no primeiro dia, a Mostra registou uma forte adesão, que se repetiu por todo o fim-de-semana.
O evento permite aos visitantes o contacto com as artes tradicionais e o trabalho ao vivo e promove a riqueza da arte e do trabalho tradicional barcelense, o que reafirma a aposta do Município no apoio ao trabalho desenvolvido pelos artesãos.
O programa da Mostra de Artesanato prossegue até 15 de agosto, destacando-se no sábado, dia 11, a Gala do Artesanato de Barcelos, às 22h00, na qual vão ser distinguidos os artesãos com os prémios “Carreira”, “Revelação” e “Inovação” e os trabalhos mais originais.

Oferta de animação até ao último dia
Além do mais rico e variado artesanato, os visitantes têm diariamente um conjunto de ofertas de animação que se tornam num excelente cartão de visita desta Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, e ainda uma praça de alimentação com música ao vivo todos dias.
Na edição deste ano, o Município volta a apostar nas tradições do passado com os workshops diários onde se pode aprender as artes e ofícios, que passam pela tecelagem, olaria, figurado, bordados, chapéus de palha, entre outras.
Este certame, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato (figurado, olaria, cestaria e vime, ferro e derivados, madeira e bordados) e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.
Na animação diária, pode sempre contar com as arruadas dos grupos tradicionais do concelho, a música ao vivo na Praça da Alimentação, e muita música no palco principal, que este ano já recebeu Fernando Pereira e NortUcha. Pode ainda ver até ao dia 15 de agosto, Galandum Galandaina, Baieta & Companhia, Sérgio Mirra, Jorge Lomba e Kumpanhia Algazarra.
A Mostra abre às 18h00, de segunda a sexta-feira, e às 16h00 aos sábados, domingos e feriado de 15 de agosto. O encerramento é todos os dias à meia-noite.