Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Agosto Abílio Pereira distinguido com Prémio Carreira na Gala do Artesanato

Abílio Pereira distinguido com Prémio Carreira na Gala do Artesanato

“Barcelos tem talento, tem querer, tem criatividade e o nosso dever é incentivá-los”, foram as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, a propósito dos artesãos, na Gala do Artesanato, que se realizou no passado sábado, no Parque da Cidade. Para o Presidente, “esta 36ª Mostra pretende evidenciar o respeito que a cidade tem pelos artesãos”, num ano em que o Município de Barcelos foi agraciado com o Prémio Nacional de Artesanato, poucos meses depois de figurarmos como Cidade Criativa da UNESCO.

A Gala do Artesanato, que se realizou no último sábado, à noite, foi um dos pontos altos da Mostra e contou com um espetáculo único protagonizado em exclusivo por artistas barcelenses, marcando a cerimónia de entrega dos habituais galardões anuais para os melhores artesãos do certame.

A música esteve a cargo de Bruno Gomes, que participou em programas como a “Operação Triunfo” e o The Voice Portugal; Flora Miranda, que saltou para a ribalta com o programa Operação Triunfo, membro do Fado em Trio, e que faz parte do elenco do Panda e os Caricas; e Tiago Araújo, membro dos Aurora, e conhecido por ter participado no programa Fator X, tendo sido todos acompanhados por uma banda barcelense e por duas bailarinas da Escola de Dança de Barcelos. Ainda de destacar a participação da violinista Bárbara Carvalho que acompanhou a performance da bailarina Anita Grosse, com o tema “Ó gente da minha terra”.

Na categoria principal – Prémio Carreira – foi distinguido Abílio Pereira, artesão da freguesia de Viatodos, por toda uma vida dedicada à cestaria, uma arte que constitui um elemento indispensável para o conhecimento e fruição do artesanato regional, e que, segundo o artesão “quase já não tem seguidores”. Os prémios Revelação foram entregues a Irene Salgueiro e a Hélder Ferreira, respetivamente, nas subcategorias de Artesanato Tradicional e Contemporâneo. A artesã Fátima Miranda arrecadou o Prémio Inovação.

A 36ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos chega ao fim na próxima quarta-feira, dia 15 de agosto. Até lá, os visitantes podem ainda usufruir de um conjunto de ofertas de animação e ainda de uma praça de alimentação com música ao vivo todos dias.

O evento permite a todos o contacto com as artes tradicionais e o trabalho ao vivo, e promove a riqueza da arte e do trabalho tradicional barcelense, reafirmando a aposta do Município no apoio ao trabalho desenvolvido pelos artesãos.

A Mostra abre, todos os dias,  às 18h00. Na quarta-feira, feriado, as portas abrem mais cedo, pelas 16h00. O encerramento está marcado para a meia -noite.