Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Abril Câmara Municipal entronizada como Confrade de Honra da Confraria “O Galo de Barcelos”

A Câmara Municipal de Barcelos foi entronizada como Confrade de Honra da Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”, domingo, 29 de abril, numa cerimónia realizada no auditório dos Paços do Concelho e que integrou o programa de atividades da Festa das Cruzes.

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, participou neste II Capítulo de Entronização da Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”, no qual foram entronizados 70 novos confrades e que contou ainda com a presença do Juiz Presidente da Confraria, António Vilas, do Presidente da Assembleia Geral da Confraria, José Costa, do Diretor Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, e do Provedor da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz, Pedro Ferreira, entre outras entidades e confrarias convidadas.

Miguel Costa Gomes agradeceu à Confraria Gastronómica “tornar a Câmara Confrade de Honra”, sublinhando que “é um orgulho receber esta distinção”. O presidente da Câmara afirmou que a autarquia irá “continuar a olhar para a Confraria com o respeito e carinho que merece”, desejando que esta continue “a defender o nome de Barcelos, que é tão importante para nós”.

António Vilas, Juiz Presidente da Direção da Confraria Gastronómica, agradeceu à Câmara Municipal “por todo o apoio que tem dado” e acrescentou que a nova direção da instituição, eleita a 21 de novembro 2017, quer “alargar-se a novos horizontes, evoluir na gastronomia e abranger turismo, cultura e moda”.

No final da cerimónia, atuou a Banda do Galo e os participantes seguiram em desfile até à Igreja do Sr. Cruz, onde decorreu a Bênção das Insígnias dos novos confrades.

Desde a sua criação, em julho de 2016, o objetivo da Confraria passa por preservar e promover a identidade e autenticidade do Galo de Barcelos.