Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Abril Barcelos assinala Dia Mundial do Livro

Barcelos assinala Dia Mundial do Livro

A Biblioteca Municipal de Barcelos vai comemorar o Dia Mundial do Livro, que se assinala a 23 de abril, com várias iniciativas. O ponto alto é o sarau literário e cultural nesse dia, às 21h30, no Teatro Gil Vicente, para o qual os espectadores estão convidados a levaram livros consigo que serão, depois, oferecidos a instituições de solidariedade social.

O evento contará com “Sons de Coimbra”, agrupamento de fado coimbrão interpretado por Paulo Sampaio, acompanhado por Domingos Mateus, Miguel Assis, António Tomé Pereira e Mário Freitas (guitarra) e Paulo Alão, Mário Neiva e José António Teixeira (viola).
Haverá, ainda, “Momentos de Poesia”, com a declamação de poetas barcelenses, pelo grupo “Haja Ânimo” e a atuação do Coro de Câmara de Barcelos.
O Dia Mundial do Livro será também assinalado nas escolas do concelho. O ilustrador bracarense Sebastião Peixoto estará na EB1 de Alvelos com os alunos e nas escolas secundárias de Barcelinhos e Alcaides de Faria. Sebastião Peixoto ilustrou o livro ”Quando eu for… grande” que, em 2012, foi nomeado o melhor livro infanto-juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores, e editado na Colômbia e na China e, em 2017, ganhou um gold award na THESIF (The Seoul Illustration Fair).
Já na Biblioteca Municipal, durante todo o dia, realizar-se-ão oficinas de desenho e pintura por Sergio Astorga. Aos leitores que requisitem um livro será oferecida uma rosa, tradição que se iniciou na Catalunha e que se estendeu por todo o mundo.
A comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
O dia foi instituído pela UNESCO, em 1995, tendo a data sido escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial – 23 de abril é recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare, em que faleceu Miguel Cervantes e em que nasceu Vladimir Nabokov.

classificado em: