Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Novembro Ação de reflorestação marca Dia Internacional da Floresta Autóctone

Ação de reflorestação marca Dia Internacional da Floresta Autóctone

A Câmara Municipal de Barcelos comemora o Dia Internacional da Floresta Autóctone, que se celebra a 23 de novembro, com várias atividades e ações de sensibilização.

Criando pequenas cápsulas orgânicas, os alunos mais novos do concelho vão poder dar vida às florestas locais, que no último verão foram, em parte, consumidas pelo fogo. Durante todo o mês de novembro decorre nas escolas do concelho um workshop intitulado “Bolas de Sementes”, destinado sobretudo a jardins de infância e ao ensino básico, que consiste na elaboração de bolas feitas de argila, compostos orgânicos, sementes e águas. A grande vantagem destas bolas de sementes é que não necessitam ser regadas ou enterradas, uma vez que, assim que a terra humedeça com a chuva, começarão a germinar. Este método, intitulado “Nendo Dango” é o ideal para reflorestar grandes áreas ardidas, uma vez que as sementes encapsuladas crescerão com mais sucesso no solo nu do que em cima da vegetação perene que cria competição biológica com as sementes. De forma simbólica, as bolas de sementes serão lançadas à terra, pelos os alunos do agrupamento de Escolas de Vila Cova, a União de Freguesias de Vila Cova e Feitos, a APACI e o Centro Social e Paroquial Imaculada Conceição de Maria, numa ação de reflorestação no dia 23 de novembro numa área ardida recentemente na U.F de Vila Cova e Feitos.

A 22 de novembro o município promove um outro workshop sobre ações de controlo de plantas invasoras, numa iniciativa que será orientada pela Doutora Elizabete Marchante, Professora Auxiliar convidada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. A sessão será constituída por uma parte teórica em sala e uma parte prática, no terreno, com demonstração de metodologias de controlo de infestantes.

O Município prestará ainda apoio técnico à reflorestação promovida pela Associação "Amigos da Montanha" a realizar no dia 26 de novembro no Monte do Cresto, freguesia de Aldreu, uma ação que conta com a plantação de 2. 500 árvores de espécies autóctones (sobreiros, medronheiros e carvalhos).

classificado em: