Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Outubro Comemoração do Dia da Igualdade de Género

Comemoração do Dia da Igualdade de Género

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, abriu, ontem, 24 de outubro, o "Fórum Municipal – Barcelos Plural, Igualdade, Cidadania e Desenvolvimento", no dia em que se comemorou o Dia Municipal para a Igualdade, que contou também com a presença da Vice-presidente, Armandina Saleiro.

Este Fórum foi destinado aos parceiros sociais e também aos colaboradores do Município que encheram o auditório do Museu de Olaria para debater os “Desafios e Oportunidades Igualmente Responsáveis”.

Miguel Costa Gomes, na sessão de abertura, referiu que “a igualdade tem de ser vista numa perspetiva em que somos uma sociedade num todo”, lembrando que “as mulheres ao longo da historia foram menosprezadas, mas agora, a sociedade moderna, a democracia e a liberdade trouxeram a igualdade entre homens e mulheres porque na realidade somos todos iguais”.

O Presidente da Câmara abordou ainda a questão do “profissionalismo no local de trabalho e na igualdade de oportunidades”, referindo que “as mulheres são de facto mais produtivas, mais profissionais, mais atentas e não é por acaso que as chefias no Município de Barcelos são maioritariamente mulheres”.

A professora Doutora Ana Paula Marques, da Universidade do Minho, também abordou o tema e no final foi apresentado o projeto “Pensamento Divergente, Ação Convergente”, um desafio lançado às Escolas e departamentos municipais que consistiu na distribuição de um pequeno Kit (bloco+lápis) subordinado ao tema"A MUDANÇA COMEÇA EM NÓS". Neste Kit, cada pessoa registará, de forma anónima, o seu pensamento sobre a Cidadania e Igualdade de Género, que depois irá colocar numa caixa fechada. Em janeiro, será feita a recolha de material para um livro que será escrito por Valter Hugo Mãe, a ser lançado em maio no Fórum Barcelos Plural.