Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Outubro Campeonatos Nacionais de Xadrez em Barcelos

Campeonatos Nacionais de Xadrez em Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos promove, através da Casa da Juventude, dos dias 2 a 9 de outubro, o Campeonato Nacional de Xadrez Individual Absoluto – Fase Final - e os Campeonatos Nacionais Individuais Amadores, em parceria com a Academia de Xadrez de Barcelos, a Associação de Xadrez do Distrito de Braga e a Federação Portuguesa de Xadrez.

O Campeonato Nacional Individual Absoluto – Fase Final - que se realiza do dia 2 ao dia 9 de outubro, na Casa da Juventude, é uma prova realizada por convite aos 10 melhores jogadores do ELO nacional e que irá determinar o Campeão Nacional da época 2015/2016. Os Campeonatos Nacionais Individuais Amadores, que se realizam do dia 5 a 8 de outubro, também na Casa da Juventude, irão determinar o Campeão Nacional Amador da época 2015/2016. O vencedor dos Campeonatos Nacionais Individuais Amadores representará Portugal no Campeonato do Mundo, pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), que se realiza na Lituânia entre 20 e 28 de novembro.É uma prova aberta, no entanto, só podem ser inscritos jogadores com ELO entre os 1800 e 2200 (nível elevado de xadrez).

A Academia de Xadrez de Barcelos, criada em outubro de 2013, tem como objetivo o desenvolvimento do xadrez no concelho de Barcelos. Este projeto nasceu para suprimir uma falha existente no concelho de Barcelos, uma entidade totalmente vocacionada para o xadrez e que interligasse o xadrez escolar e federado.