Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Outubro Barcelos e Federação Portuguesa de Futebol unificam futebol

Barcelos e Federação Portuguesa de Futebol unificam futebol

A Câmara Municipal de Barcelos, a Associação de Futebol Popular de Barcelos (AFPB), a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Braga (AFB) assinaram hoje um protocolo que vai permitir enquadrar a prática do futebol e futsal de recreação e lazer na família do Futebol, em conformidade com o disposto no DL 45/2015 de 9 de Abril, que define os direitos exclusivos das federações com utilidade pública desportiva, através da emissão de parecer prévio (homologação) por parte das federações (FPF), relativamente às suas atividades desportivas.

Na cerimónia estiveram presentes Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Fernando Gomes, Presidente da FPF, Manuel Machado, Presidente da AF Braga e David Tomé, Presidente da Associação de Futebol Popular de Barcelos.

Este novo protocolo, entre as quatro entidades, vem trazer vantagens para o desporto em Barcelos, sendo um projeto inovador a nível nacional que visa a otimização da organização do Futebol a nível concelhio, a distribuição mais criteriosa dos apoios aos clubes e a calendarização e otimização do aproveitamento das infraestruturas desportivas existentes no município.

A FPF e a AFB comprometem-se a colaborar com a Câmara de Barcelos na realização de ações de formação para agentes desportivos participantes nas atividades de futebol popular, a custos controlados e de participação obrigatória para os agentes participantes.

Acordada também ficou a plena integração das entidades e dos praticantes na família do futebol, unindo as duas realidades. Estima-se que cerca de 2000 jogadores do concelho serão abrangidos por este protocolo.

Tudo isto vem trazer um maior poder de negociação junto da Federação Portuguesa de Futebol para a realização de estágios e jogos na cidade, entre outros eventos, além do cumprimento da legislação existente. Por outro lado, é também um reconhecimento nacional do grande trabalho que se faz há muitos anos ao nível do futebol amador.