Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Outubro “ONDA ROSA” em Barcelos

“ONDA ROSA” em Barcelos

O Município de Barcelos associa-se, mais uma vez, à ONDA ROSA. Entre 15 e 30 de outubro, irão ser desenvolvidas várias iniciativas, envolvendo a comunidade e as escolas, no sentido de sensibilizar a população para a temática da prevenção do cancro da mama.

De entre as várias iniciativas, destacam-se a decoração de lojas comerciais com motivos rosa, a iluminação do edifício dos Paços do Concelho e a colocação de laços rosa nas varandas dos edifícios. Na Biblioteca Municipal, concentrar-se-á o “Flash Rosa…tira a tua foto para mais tarde recordar!” e nos estabelecimentos de ensino realizar-se-ão diversas atividades, tais como o laço humano, lançamento de balões, projeção de documentários, e decoração das escolas e das bibliotecas escolares com motivos rosa.

No dia 15 de outubro, sábado, realizar-se-á, pelas 10h00, na Avenida da Liberdade, uma aula de zumba a cargo da “Barcelos Saudável”, ações de sensibilização para a saúde, pinturas faciais, e o “Flash Rosa…tira a tua foto para mais tarde recordar!”. Estas atividades contarão com a participação dos alunos da Escola Secundária de Barcelos, da Profitecla e dos Escuteiros.

No dia 17, segunda-feira, irão realizar-se duas palestras, promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRN, às 10h30, na Biblioteca Municipal e, às 14h00, numa Biblioteca Escolar.

No dia 28, sexta-feira, pelas 20h00, realizar-se-á a “Gala Rosa”, jantar de beneficência, no Solar das Rosas, em Alvito S.Pedro, organizado pela ACIB. No dia 29, sábado, pelas 10h00, na Avenida da Liberdade, haverá a atuação da ARCA e ações de sensibilização. No dia 30, domingo, com início às 9h00, o Grande Prémio de Atletismo da Silva, organizado pelo Núcleo Desportivo da Silva, associa-se à ONDA ROSA.

Em Portugal, a iniciativa é promovida pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRN, contando com parcerias de autarquias, universidades, empresas de transporte terrestre e aéreo, escolas, instituições de saúde, centros comerciais, ginásios, e associações, entre muitas outras, que permitirão “vestir de rosa” mais de 50 localidades.

Desde a década de 90, que o mês de outubro está associado à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como o “Mês Rosa”.