Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Setembro Investimentos de 4 milhões de euros na educação marcam início de novo ano letivo

Investimentos de 4 milhões de euros na educação marcam início de novo ano letivo

Neste ano letivo 2016/2017, “a Câmara Municipal de Barcelos vai investir cerca de 4 milhões de euros na construção de um centro escolar de raiz e em obras de ampliação e recuperação de outras infraestruturas escolares, além dos habituais serviços e programas de apoio à população mais carenciada”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, na visita ao Jardim de Infância de Fragoso, onde marcou o arranque do ano letivo.

Acompanhado pela Vereadora do pelouro da Educação, Armandina Saleiro, o Presidente da Câmara referiu que a educação “é uma das apostas claras do nosso executivo, sendo uma área estruturante e transversal a todos os níveis do país”. Miguel Costa Gomes frisou que os investimentos nesta área “justificam-se sempre”, sublinhando que “com o Portugal 2020 vamos tentar requalificar todas as escolas e construir o pavilhão desportivo e escolar com sala polivalente de apoio no Agrupamento Vertical da Escola Básica (EB) 1, 2 e 3 de Fragoso, cuja candidatura já foi aprovada e aceite , agora é só esperar pela formalidade”.


Outra das grandes fatias do orçamento destina-se à edificação do Centro Escolar da Várzea que contemplará três blocos; a recuperação e ampliação da Escola EB1/JI do Bárrio, em Roriz, e do Edifício Escolar (Escola de Paulinhos), em Macieira de Rates; e, por fim, a correção acústica na cantina da EB1/JI de Alvelos.


Do plano orçamental para o novo ano letivo, destaca-se também a aposta nos programas Projeto Comunidade Educativa Digital (PCED), que custará ao Município cerca de 265 mil euros, e Erasmus+. O PCED visa a dinamização da comunidade educativa ao nível do ensino pré-escolar, básico e secundário, dotando esta comunidade de ferramentas e meios digitais que auxiliem na gestão de alimentação e transportes escolares. Já o Erasmus+ promove o intercâmbio cultural entre vários países, tendo angariado cerca de 150 mil euros para esse fim com o projeto "A escola do futuro na Europa: prevenção do abandono escolar, intervenção e reabilitação através da arte".

Outros apoios na área da educação

 

As bolsas do ensino superior, os apoios à educação (através de refeição, transporte, material escolar, acompanhamento psicológico, atividades extracurriculares e rede de bibliotecas), bem como os subsídios de apoio às famílias (arrendamento habitacional, habitação social, transporte para pessoas com deficiências, serviços de saúde ocular e auditiva, promoção de imagem, medicina dentária, etc.) são para manter no âmbito da política que o Município de Barcelos tem vindo a desenvolver - procura de condições equitativas para as famílias mais carenciadas.

classificado em: