Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Setembro Barcelos Rainha das Vindimas 2016

Barcelos Rainha das Vindimas 2016

Valorização das tradições, da história, da ruralidade e potenciar a afirmação cultural e atratividade do concelho de Barcelos são os objetivos da 3.ª edição da Rainha das Vindimas de Barcelos, que se realiza no dia 1 de outubro, na Central de Camionagem, pelas 21h30.

São doze as candidatas barcelenses que se apresentam este ano a concurso e que, representando uma Junta de Freguesia, uma União ou uma Associação do concelho, desfilam na esperança de serem a escolhida a arrecadar o título de Rainha das Vindimas de Barcelos, representando Barcelos na gala nacional, no próximo ano.

Barcelos Rainha das Vindimas 2016 é um projeto promovido pelo pelouro do Turismo do Município de Barcelos, tendo por objetivo a difusão de produtos identitários de Barcelos, da tradição e do seu potencial como ação turística. Um projeto que envolve a participação de diversas instituições do concelho, que inscreveram a candidata representante da instituição. Resulta num espetáculo dinâmico e criativo, organizado com a apresentação de 3 coordenados, regional, (traje tradicional) desportivo e de noite, respetivamente; permitindo a apresentação das candidatas, das instituições, e o destaque do traje regional.

No âmbito do evento, são atribuídos os títulos de Rainha das Vindimas de Barcelos; 1.ª Dama de Honor; 2.ª Dama de Honor; Prémio Simpatia e Prémio Fotogenia. O evento contempla ainda diversos momentos de animação, que enriquecem o espetáculo e elevam artisticamente a eleição da Rainha das Vindimas de Barcelos. A vencedora do título Rainha das Vindimas de Barcelos será também a representante de Barcelos no Concurso Nacional Rainha das Vindimas de Portugal, evento promovido pela AMPV- Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, no qual o Município de Barcelos participa.

O projeto Rainha das Vindimas tem na sua génese a valorização das tradições, da nossa história, da ruralidade, bem como o progressivo envolvimento das instituições, dos munícipes e agentes locais, nomeadamente das Juntas de Freguesia, Grupos de Folclore, Associações Etnográficas e Culturais, fazendo com que participem na preservação dos argumentos identitários do território e potenciem a sua afirmação cultural e atratividade.

É uma ação de arte, através da qual se promovem patrimónios, o setor do folclore e do vinho, valorizando as diferentes artes e ofícios, a ruralidade, a cultura das vinhas e do vinho. Um dos objetivos é pôr em evidência a riqueza e as caraterísticas do traje de Barcelos, o mundo rural e as suas peculiaridades, transportando para a atualidade saberes e técnicas que distinguem a identidade local.

O acesso ao espectáculo Rainha das Vindimas 2016 é livre. Mais informações pelo telefone n.º 253 811 882 ou email turismo@cm-barcelos.pt