Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Julho Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas aprova plano de combate aos incêndios

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas aprovou, no passado mês de junho, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Barcelos. A estrutura do PMDFCI assenta em três módulos: diagnóstico, plano de ação e plano de operação municipal.

O Caderno II  - Plano de Ação é o mais importante do documento, uma vez que visa estruturar o modelo florestal do concelho com vista à redução da eclosão de incêndios florestais, protecção das actividades humanas, valorização da floresta e ordenamento florestal.
Além de uma análise do risco, da vulnerabilidade aos incêndios e da zonagem do território, neste caderno são ainda definidas as principais estratégias para o aumento da resiliência do território aos incêndios, a redução da incidência, uma melhoria da eficácia do ataque e da gestão, recuperação e reabilitação dos ecossistemas e adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz.
O plano operacional recentemente aprovado estará em vigência até 2020.

O Caderno II  - Plano de Ação é o mais importante do documento, uma vez que visa estruturar o modelo florestal do concelho com vista à redução da eclosão de incêndios florestais, proteção das atividades humanas, valorização da floresta e ordenamento florestal.

O plano operacional recentemente aprovado estará em vigência até 2020.