Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Junho Câmara promove várias atividade na Semana do Ambiente

Câmara promove várias atividade na Semana do Ambiente

Entre 4 e 7 de junho, a Câmara Municipal de Barcelos vai promover, em parceria com a CIM-Cávado e Agência de Energia do Cávado, várias atividades relacionadas com a natureza, no âmbito da Semana do Ambiente que visa essencialmente dar a conhecer as potencialidades do património ambiental através de uma vertente lúdica.

 

No dia 4 de junho, a partir das 15h, vai decorrer a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, com início em Areias de Vilar (junto ao açude) e termina no areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de sete quilómetros e estima-se o tempo de descida em três horas. A inscrição assegura, além das canoas, um seguro de acidentes pessoais, coletes a todos os participantes e reforço alimentar no final da atividade. O ponto de encontro situa-se próximo da sede dos Amigos da Montanha, onde os participantes partem em transportes da organização para Areias de Vilar.

No dia seguinte, também a partir das 9h, parte de Perelhal a 2a edição da Caminhada Ecológica “Pelas Margens do Cávado”, descendo depois até Barcelos ao longo de oito quilómetros num percurso pedestre que deverá durar cerca de três horas. O ponto de encontro será na Avenida da Liberdade, seguindo-se o transporte de autocarro até Perelhal assegurado aos inscritos pela organização.

A semana terminará em grande no Teatro Gil Vicente com um concerto de Filipe Pinto, vencedor do programa Ídolos que apresentará, no dia 7 de junho, “O Planeta Limpo”, projeto literário e musical de educação ambiental. O espetáculo, com início às 14h30, é dirigido para crianças e consiste numa adaptação para teatro dos textos da autoria de Narciso Moreira e Filipe Pinto, no livro homónimo, tocando em questões tão relevantes como os solos, água, reciclagem e florestas. À noite, pelas 21h30, a semana ambiental chega aos ecrãs através da exibição das curtas-metragens “Novo Mercado” e “Conservar” e a longa-metragem “O Negócio da Natureza”, filmes documentais resultantes do Cine'Eco – Festival Internacional de Cinema da Serra da Estrela. Serão ainda apresentados os filmes premiados do Concurso de Vídeo Ambiental promovido pelo Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos.

 

Informação

Tanto para a descida do rio, como para a caminhada ecológica, a inscrição é gratuita mas deverá ser efetuada através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt indicando nome, contacto telefónico e data de nascimento.

Para assistir a qualquer uma das atividades gratuitas no Teatro Gil Vicente deverá reservar bilhetes através do email tgv@cm-barcelos.pt.

classificado em: