Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Novembro Bispo D. António Barroso homenageado na Biblioteca Municipal

Bispo D. António Barroso homenageado na Biblioteca Municipal

A Vereadora Armandina Saleiro, o Bispo Emérito D. Januário Torgal e o sociólogo Carlos Silva foram alguns dos convidados presentes na sessão de homenagem a D. António Barroso –barcelense, bispo do Porto e figura emblemática da Igreja portuguesa durante a Primeira República - que se realizou no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

A sessão iniciou com o Vice-Postulador para a causa de Beatificação de D. António Barroso, Amadeu Gomes Araújo, que deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, e foi conduzida pelo Pe. Manuel Vilas Boas que designou D. António Barroso como "alguém que passou pelo mundo não fazendo nada, mas fazendo tudo o que podia por essa classe de jornaleiros, de camponeses, que habitavam em Remelhe e no Porto". A conferência prosseguiu com Carlos Silva, sociólogo barcelense, que fez uma análise sociológica da época em que viveu D. António Barroso, e encerrou com as intervenções do Bispo Emérito D. Januário Torgal e da Vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro. D. Januário sublinhou a importância do ensino e da escola na vida das pessoas. Para ele, "a ignorância é o exílio da vida" e é necessário abolir "o preconceito, a superstição". Por sua vez, a Vereadora realçou a importância que D. António Barroso continua e continuará a ter para os barcelenses.

A cerimónia encerrou pelas 18.30 horas, com deposição de flores, por familiares de D. António Barroso, junto à estátua, na Praça do Município.

classificado em: