Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Novembro Barcelos comemora Dia da Floresta Autóctone com ação de reflorestação

Barcelos comemora Dia da Floresta Autóctone com ação de reflorestação

O Município de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente, comemora no dia 23 de novembro, o Dia Internacional da Floresta Autóctone, com várias atividades e ações de sensibilização.

A iniciativa começa logo pela manhã, às 10h00, em Gamil, na envolvente da antiga lixeira municipal, com uma ação de plantação de espécies autóctones e lançamento de“Bolas de Sementes”, onde participarão mais de 100 alunos provenientes da EB1 da Lama, EB1 de Silveiros, EB1 V.F.S. Pedro e Centro Escolar da Fogaça.

Pretende-se, com esta ação, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Floresta Autóctone, que é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território.

A floresta autóctone está mais adaptada às condições do solo e do clima do território, por isso mais resistente a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas, como por exemplo o eucalipto. É uma floresta também resiliente aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.

No decorrer do mês de novembro, decorre também nas escolas do concelho um workshop intitulado “Bolas de Sementes”, destinado sobretudo a estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo, ensino especial e IPSS’S, que consiste na realização de uma pequena sessão teórica e prática (workshop) onde são abordados os benefícios do uso de espécies arbóreas autóctones e, na parte prática, serão elaboradas "bolas de sementes".

Uma atividade divertida e didática que consiste em encapsular sementes numa mistura de argila e terra, fazendo pequenas "bolas" que irão proteger a semente e proporcionar um ambiente adequado à sua germinação.

Posteriormente, estas “Bolas de Sementes” serão lançadas pelos alunos em áreas a reflorestar.

classificado em: