Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Março 7 Aldeias de Barcelos candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

7 Aldeias de Barcelos candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Fragoso, Abade de Neiva, Panque, Monte de Fralães, Galegos de São Martinho, Oliveira e Manhente são as sete freguesias barcelenses que se candidataram às 7 Maravilhas de Portugal. Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “é um orgulho Barcelos estar representado neste concurso. Todas as freguesias do concelho poderiam ser candidatas às 7 Maravilhas de Portugal, pois são autênticas, detentoras de um património cultural e material vastíssimo, são genuínas e de uma beleza única.”

O concurso recebeu mais de 400 candidaturas, de 332 aldeias das várias regiões do país, e a seleção dos pré-finalistas ficará a cargo de um painel de especialistas. Os resultados saem a 7 de abril.

O concurso tem por objetivo divulgar e promover a identidade nacional e as tradições locais. Barcelos é, desde logo, o concelho português com um maior número de freguesias. Além disso, o Galo de Barcelos é já um símbolo nacional à escala global, bem como todo o artesanato local, desde a olaria à cestaria, passando ainda pelo ferro e pela madeira. Como terras de artesãos, as aldeias barcelenses não podiam deixar de se candidatar às categorias de Aldeias com História e Aldeias Autênticas. O património natural e verdejante do Minho também não ficou de fora nesta candidatura, com várias freguesias a competirem na categoria Aldeias Ribeirinhas.

classificado em: ,