Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Maio Fátima Miranda expõe “Mar e Reflexo” na Biblioteca Municipal

Fátima Miranda expõe “Mar e Reflexo” na Biblioteca Municipal

“Mar e Reflexo” é o tema da exposição que a artista plástica barcelense Fátima Miranda vai inaugurar no próximo sábado, dia 27 de maio, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Nesta exposição, tudo se joga na relação com a sua realidade mais próxima e na qual se recolhe - o mar. Essas realidades e a forma como revive o passado e o transporta para as suas obras, os ritmos cromáticos que dispõe a seu bel-prazer, funcionam para a artista como uma catarse.

A arte, que sempre fez parte do seu universo onírico, é por ela interpretada através da pintura, da escultura e do artesanato com utilização de materiais inusitados, reciclados, reaproveitados: alumínio, plástico, pinhas, folha de milho, palha e pasta de papel.

Tornaram-se famosos os seus galos forrados com tela e posteriormente pintados a óleo e acrílico, com cenas diversas, numa reinterpretação inédita e inspirada.

A terra que a viu nascer e o mar são as duas principais fontes inspiradas. Denota-se ainda no seu trabalho um esforço de pesquisa sobre as panorâmicas de Barcelos no período medieval, que a fascina e nos encanta.

O trabalho de Fátima Miranda situa-se na confluência e na interação das contingências da experiência e da experimentação. Ambas se confundem dando a perceber como o trabalho é uma reação vivencial e sensível às coisas e oportunidades que vão surgindo e que a artista vai, intuitivamente, seguindo.

Para a concretização no plano real das ideias que lhe fervilham numa velocidade estonteante, contribui muito a orientação do pintor e seu professor David Bastos.

Maria de Fátima da Silva Miranda, após a reforma, pôde realizar um sonho de criança: tornar-se artista.

A exposição pode ser visitada até ao dia 17 de junho no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e, aos sábados, das 9h30 às 12h30.

Exposições

Novembro de 2014 – Café Visage, Barcelos - Exposição Individual; fevereiro de 2015 – Turismo de Barcelos – Exposição Individual; março de 2015 – Biblioteca Municipal de Barcelos- Exposição Coletiva; dezembro de 2015 – Casa do Vinho de Barcelos – “Sonho” – Exposição Coletiva; “Sonho” – Exposição Coletiva em Barcelos, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Guimarães; maio de 2016 – Entr´Artes – Oliveira de Azeméis – Exposição Coletiva; julho de 2016 – Pedrógão Grande – Exposição Coletiva ; julho de 2016 – Capa de Revista FIA, com Galo forrado a tela e pintado a acrílico; setembro de 2016 – Biblioteca Municipal de Valença – Exposição Coletiva; setembro de 2016 – Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora – Exposição Coletiva; outubro de 2016 – Porto Art Gallery; novembro de 2016 – Arte Galego Portuguesa – Figueira da Foz – Exposição Coletiva; março de 2017 – Biblioteca Municipal de Barcelos – Exposição Coletiva.