Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Junho Bacalhau, sopas e petiscos regressam às mesas dos restaurantes de Barcelos

Bacalhau, sopas e petiscos regressam às mesas dos restaurantes de Barcelos

Os 7 Prazeres da Gastronomia estão de volta no mês de junho com dois fins de semana temáticos: Fim de Semana do Bacalhau e Fim de Semana dos Petiscos e das Sopas.

Mais de quatro dezenas de restaurantes do concelho de Barcelos participam no X Fim de Semana do Bacalhau, uma iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos que decorre entre os dias 9 e 11 de junho e que tem como objetivo promover a gastronomia barcelense através da confeção variada do bacalhau e, com isso, a economia da restauração local.

As sugestões dos restaurantes são as seguintes: bacalhau à lavrador, com broa, assado na brasa, à moda da casa, de cebolada, lascado na brasa, à lagareiro, à zé do pipo, gratinado, com puré, na caçarola, com flores comestíveis, com molho de gambas, com pimentos assados, entre muitas outras variedades de confeção.

Paralelamente a esta iniciativa, decorre o Trilho do Rio Neiva, que percorre as freguesias de Balugães, Cossourado e Panque, no dia 10 de junho, e o workshop de bacalhau, às 16h, no Restaurante “Casa Lourenço” em Areias S. Vicente.

Nos dias 17 e 18 de junho, realiza-se o III Fim de Semana dos Petiscos e das Sopas. Os Restaurantes e Tascas participam com uma grande diversidade de iguarias que fazem lembrar a tradicional merenda de outrora, das jornas agrícolas convidando a degustar o rojão no pão, as pataniscas, bôlas, bifanas, petinga, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, entre muitas outras opções. Nesta edição encontrará também várias sopas e legumes, que mostram práticas agrícolas e a riqueza dos produtos da terra, desde as hortícolas, ao azeite, ervas aromáticas, entre outros sabores e produtos de elevada qualidade, disponíveis em espaços de excelência gastronómica na área dos Petiscos Tradicionais Minhotos.

No dia 17 de junho, os amantes dos petiscos poderão aprender a fazê-los num workshop dedicado à sua confeção, às 10h30, no restaurante Cantinho d'Armanda, na Silva. Neste workshop, todos os participantes poderão acompanhar a preparação de cogumelos frescos estufados e quiche variada.

São dois fins de semana dedicados ao melhor da gastronomia do concelho, inseridos na política de promoção de uma das suas maiores marcas, a Gastronomia e Vinhos. Os Petiscos Tradicionais fazem parte do Programa do Pelouro do Turismo 7 Prazeres da Gastronomia, e são o reflexo da identidade do território de Barcelos, um concelho turisticamente apetecível.

As inscrições nos workshops são gratuitas mas limitadas. Deverão realizar-se através dos seguintes contactos: email: turismo@cm-barcelos.pt; telefone nº 253 811 882.

Clique nas imagens para ver os restaurantes participantes

 

classificado em: