Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Julho Município de Barcelos apela à recolha seletiva de resíduos

Município de Barcelos apela à recolha seletiva de resíduos

O Município de Barcelos lançou um repto às Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia no sentido de se melhorar a recolha seletiva de lixo.

 

É comum ver, por todo o concelho, nos contentores do lixo, o depósito de resíduos verdes, que impedem depois a deposição de resíduos indiferenciados. Neste sentido, a Câmara Municipal de Barcelos solicitou a colaboração das Juntas / Uniões de Freguesia para disponibilizarem um espaço / terreno onde os munícipes possam depositar as podas de árvores e, posteriormente, os funcionários municipais procedem ao levantamento desse material.

Relativamente às relvas, folhas, e resíduos de limpeza de jardins ou de quintais, têm os munícipes de proceder à sua compostagem ou recorrer a outro método de valorização. Se necessário, o Município de Barcelos disponibilizará técnicos, para conjuntamente com os produtores desses resíduos, encontrarem solução de valorização dos resíduos produzidos, de preferência no próprio local de produção.

No caso dos grandes produtores de vidro, cartão e embalagens, como por exemplo estabelecimentos comerciais, caso a Junta de Freguesia tenha conhecimento da dificuldade na utilização dos ecopontos, deverá entrar em contacto com o Município de Barcelos através e-mail: geral@cm-barcelos.pt ou telefone: 253 809 600.

Além disso, como as Juntas / Uniões de Freguesia têm um papel muito importante junto dos munícipes, o Município solicitou também a colaboração destas para afixarem mensagens, no site da Junta / União de Freguesia, e para o Pároco divulgar na missa, de forma a que os munícipes possam fazer a deposição dos resíduos corretamente, utilizando os ecopontos, e depositando os resíduos verdes resultantes de poda de árvores ou arbustos num terreno vedado, a ser disponibilizado pela Junta / União de Freguesia.

 

O Município de Barcelos continua a apostar na melhoria da qualidade de serviço de recolha de Resíduos Urbanos e na procura de soluções práticas para o desenvolvimento sustentável, sendo o objetivo seguir as linhas orientadoras estratégicas definidas nos planos de ação de gestão de resíduos urbanos, municipais e intermunicipais, para cumprimento das metas nacionais estabelecidas no PERSU 2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos).
classificado em: