Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Julho Câmara Municipal aprova doação de terreno para acessos ao Centro Escolar da Várzea

Câmara Municipal aprova doação de terreno para acessos ao Centro Escolar da Várzea

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 14 de julho, um conjunto de apoios na área social e desportiva, assim como atribuições de subsídios a freguesias e instituições do concelho.

Nesta reunião de executivo, foi aprovada a doação de terreno ao Município de Barcelos para os acessos ao Centro Escolar da Várzea. Este Centro Escolar vai concentrar os alunos das Escolas Básicas e Jardins de Infância da Várzea, Airó, Adães e Midões, contando com oito salas de ensino básico e três de jardim de infância, uma sala para as artes e ciências e uma sala de Apoio Individualizado. Os alunos que vão frequentar este espaço terão ainda a possibilidade de utilizar as salas de prolongamento e de apoio à família. Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, o Município orgulha-se de trabalhar para ter uma “rede escolar com condições de excelência para proporcionar o melhor desenvolvimento social, científico, cultural, cívico e humano a toda a comunidade educativa".

Na mesma sessão, o executivo municipal aprovou também as minutas de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2017 com 6 coletividades e 25 atletas, cujo objetivo se centra na execução de um programa de desenvolvimento desportivo, de natureza técnico-financeira, consubstanciado, em especial, no fomento, divulgação e prática do desporto no concelho de Barcelos. Ainda no âmbito desportivo, foram aprovadas as minutas de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2017 com o Grupo Desportivo dos Feitos para apoio a obras de conservação e beneficiação do Complexo Desportivo de Feitos; com a Associação Desportiva de Carvalhal para comparticipar os custos da pavimentação da área envolvente aos novos balneários do Campo de Futebol; e com a União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta com vista à requalificação do campo de futebol Carreira, nomeadamente, a colocação de relvado sintético.

Relativamente a subsídios, a Câmara Municipal decidiu atribuir 940,63 € aos artesãos barcelenses que participaram na FIA Lisboa 2017 para fazer face às despesas inerentes à sua participação, nomeadamente no que respeita ao valor do espaço/stand. Barcelos é reconhecido a nível nacional e internacional como “Capital do Artesanato”, sendo este um dos elementos identitários da marca Barcelos. A Feira Internacional de Artesanato (FIA), que se realiza anualmente em Lisboa, é o maior certame de promoção do Artesanato em Portugal, possuindo também enorme projeção além fronteiras. À semelhança do que vem sucedendo, além do Município, marcaram presença na Feira inúmeros artesãos barcelenses, que também promovem o Município de Barcelos enquanto “Capital do Artesanato”.

As freguesias foram contempladas com um conjunto de subsídios no valor total de mais de 260 mil euros, destinados a obras de beneficiação, requalificação e outras necessidades.

Ao nível do apoio às instituições do concelho, o executivo aprovou subsídios no valor global de cerca de 28 mil euros para fins desportivos, sociais e patrimoniais.

Nota: Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Lista Completa de Deliberações

classificado em: