Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Julho Câmara Municipal aprova doação de terreno para acessos ao Centro Escolar da Várzea

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 14 de julho, um conjunto de apoios na área social e desportiva, assim como atribuições de subsídios a freguesias e instituições do concelho.

Nesta reunião de executivo, foi aprovada a doação de terreno ao Município de Barcelos para os acessos ao Centro Escolar da Várzea. Este Centro Escolar vai concentrar os alunos das Escolas Básicas e Jardins de Infância da Várzea, Airó, Adães e Midões, contando com oito salas de ensino básico e três de jardim de infância, uma sala para as artes e ciências e uma sala de Apoio Individualizado. Os alunos que vão frequentar este espaço terão ainda a possibilidade de utilizar as salas de prolongamento e de apoio à família. Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, o Município orgulha-se de trabalhar para ter uma “rede escolar com condições de excelência para proporcionar o melhor desenvolvimento social, científico, cultural, cívico e humano a toda a comunidade educativa".

Na mesma sessão, o executivo municipal aprovou também as minutas de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2017 com 6 coletividades e 25 atletas, cujo objetivo se centra na execução de um programa de desenvolvimento desportivo, de natureza técnico-financeira, consubstanciado, em especial, no fomento, divulgação e prática do desporto no concelho de Barcelos. Ainda no âmbito desportivo, foram aprovadas as minutas de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2017 com o Grupo Desportivo dos Feitos para apoio a obras de conservação e beneficiação do Complexo Desportivo de Feitos; com a Associação Desportiva de Carvalhal para comparticipar os custos da pavimentação da área envolvente aos novos balneários do Campo de Futebol; e com a União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta com vista à requalificação do campo de futebol Carreira, nomeadamente, a colocação de relvado sintético.

Relativamente a subsídios, a Câmara Municipal decidiu atribuir 940,63 € aos artesãos barcelenses que participaram na FIA Lisboa 2017 para fazer face às despesas inerentes à sua participação, nomeadamente no que respeita ao valor do espaço/stand. Barcelos é reconhecido a nível nacional e internacional como “Capital do Artesanato”, sendo este um dos elementos identitários da marca Barcelos. A Feira Internacional de Artesanato (FIA), que se realiza anualmente em Lisboa, é o maior certame de promoção do Artesanato em Portugal, possuindo também enorme projeção além fronteiras. À semelhança do que vem sucedendo, além do Município, marcaram presença na Feira inúmeros artesãos barcelenses, que também promovem o Município de Barcelos enquanto “Capital do Artesanato”.

As freguesias foram contempladas com um conjunto de subsídios no valor total de mais de 260 mil euros, destinados a obras de beneficiação, requalificação e outras necessidades.

Ao nível do apoio às instituições do concelho, o executivo aprovou subsídios no valor global de cerca de 28 mil euros para fins desportivos, sociais e patrimoniais.

Nota: Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Lista Completa de Deliberações