Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Janeiro Vereadora e Secretária de Estado presentes no Fórum Politécnico promovido pelo IPCA

Vereadora e Secretária de Estado presentes no Fórum Politécnico promovido pelo IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), acolheu em Barcelos, no dia 25 de janeiro, o quinto Fórum Politécnico, que juntou mais de uma centena de participantes, entre representantes de politécnicos de todo o país, investigadores, empresários e estudantes e contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e da Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro. A sessão foi dedicada ao tema “Tecnologias da Informação e Comunicação e competências digitais".

Fernanda Rollo afirmou que as instituições de ensino superior politécnico têm dado um “contributo extraordinário” para a criação de uma cidadania digital no nosso país, realçando a convicção de que a área das TIC terá um “papel decisivo” para o futuro de Portugal.

O Fórum Politécnico foi promovido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em colaboração com o Programa de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e teve como principal objetivo potenciar e fortalecer “Cidades e Regiões com conhecimento”.

Neste Fórum Politécnico foram apresentados, precisamente, seis projetos de investigação no domínio das TIC desenvolvidos por institutos politécnicos. Um dos que teve maior impacto e suscitou os mais rasgados elogios foi o projeto “All Aboard”, que nasceu no âmbito de uma dissertação de mestrado realizada na Escola Superior de Tecnologia do IPCA e visa estimular a experimentação e a programação de sistemas digitais.

O projeto já despertou, inclusive, a curiosidade da Microsoft que, no início de fevereiro, irá deslocar dos Estados Unidos até Barcelos uma equipa de reportagem, propositadamente, para conhecer melhor o “All Aboard”.

Cada um dos “Fórum Politécnico” visa identificar ações e projetos que possam contribuir para a implementação de políticas públicas sectoriais e responder a necessidades e objetivos específicos das regiões, do tecido social e empresarial. Pretende, também, contribuir para modernizar e reforçar o papel das instituições de ensino superior politécnico, incluindo novas ofertas formativas e parcerias para o conhecimento, bem como novos projetos de I&D baseados na prática.

classificado em: