Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Janeiro Cantares dos Reis, uma tradição com raízes

Cantares dos Reis, uma tradição com raízes

Quase duas de dezenas de grupos folclóricos e etnográficos do concelho de Barcelos juntaram-se no passado domingo, no Pavilhão Municipal, para dar voz aos Cantares dos Reis. Uma tradição antiga que se tem vindo a recuperar e a afirmar como uma das manifestações culturais mais ricas desta quadra festiva.

Dezoito grupos de canto e dança etnográficos da região partiram de diferentes pontos da cidade e confluíram todos no Pavilhão Municipal de Barcelos, onde atuaram ao longo da tarde. Esta foi uma das maiores produções de sempre dos Cantares dos Reis e fica marcada pela realização deste evento no pavilhão, depois de ter passado pelo Teatro Gil Vicente e pela Câmara Municipal de Barcelos.

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, marcou presença e na sua intervenção elogiou e engrandeceu a participação destes grupos, dizendo que “a identidade de um povo reside na sua cultura, pelo que cabe-nos a nós respeitá-la e preservá-la.” Acrescentou que “o Município de Barcelos, ao longo dos últimos anos, tem vindo a apostar fortemente na promoção das tradições culturais do concelho como fator vital da nossa identidade.” Miguel Costa Gomes terminou afirmando que “estes grupos representam o que Barcelos tem de melhor, as suas gentes e as tradições”.

classificado em: ,